Jornal de Notícias

Fosso assim só há quase dois anos

- JOÃO FARIA

O F. C. Porto, com o triunfo no clássico, alargou para quatro pontos a distância para o Benfica. Há quase dois anos que os dragões não usufruiam de uma vantagem assim sobre o emblema encarnado.

A última vez sucedera à 8.ª jornada da época 2013/14, altura em que os portistas, comandados por Paulo Fonseca, tinham 22 pontos em 24 possíveis, mais cinco pontos do que o Benfica, de Jorge Jesus.

Estávamos a 27 de outubro de 2013 e, na ronda seguinte (2 de novembro), o F. C. Porto empatou no Restelo com o Belenenses (1-1) e viu baixar para três pontos o avanço para o Benfica, que, na véspera, vencera em Coimbra a Académica, por 3-0. Nas rondas seguintes, os portistas empataram em casa com o Nacional (1-1) e perderam em Coimbra frente à Académica (1-0). Ao contrário, o Benfica bateu em casa o Braga (1-0) e o Rio Ave, fora (3-1). Ou seja, à 11.ª jornada, já o Benfica estava na frente, com 26 pontos, contra 24 dos azuis e brancos. No final da primeira volta, a distância já era de três pontos à maior para os benfiquist­as que, no termo da competição, somaram mais 13 pontos do que os rivais nortenhos.

Depois, em 2014/15, o F.C. Porto só esteve uma vez à frente do Benfica na classifica­ção. Foi entre a terceira e a quarta jornadas, mas apenas com dois pontos a separá-los.

Nesta época, com a derrota com o Benfica frente ao Arouca, à 2.ª jornada, altura em que o F.C. Porto empatou no Marítimo, os dragões somavam até ontem mais um ponto do que os rivais. Agora já são quatro.

Paulo Fonseca teve cinco pontos de avanço mas não foi campeão

 ??  ?? Portistas, na época passada, apenas estiveram uma jornada à frente do Benfica
Portistas, na época passada, apenas estiveram uma jornada à frente do Benfica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal