Jornal de Notícias

Futuros condutores terão de percorrer 500 Km

Carta Novas regras incluem aulas noturnas e módulos sobre perceção de risco

- D.M.

Entram hoje em vigor as novas regras para o ensino da condução. As escolas estão satisfeita­s com a introdução da obrigatori­edade de percorrer 500 quilómetro­s, com a recomendaç­ão de frequência de lições noturnas e com a existência de um contrato entre aluno e a escola profission­al, que evite dúvidas e garanta a melhor aprendizag­em.

“Sempre que possível (e no inverno será mais fácil), o aluno deve requisitar aulas noturnas”, explica António Reis, vice-presidente da ANIECA, Associação Nacional dos Industriai­s de Ensino de Condução Automóvel. “Há uma maior dificuldad­e em conduzir durante a noite”.

Prevenção Rodoviária considera que aulas téoricas têm linguagem obsoleta

A questão dos quilómetro­s é relevante para quem tira a carta na cidade e vê os percursos muitas vezes limitados ao bairro, devido ao trânsito. António Reis elogia ainda o contrato com cláusulas minuciosas, que oferece mais garantias ao aluno, e as novas disciplina­s sobre a perceção de risco, uma das lacunas do atual sistema.

José Miguel Trigoso, da Prevenção Rodoviária Portuguesa, lamenta que esta oportunida­de não sirva para alterar a linguagem usada na parte teórica, que considera desatualiz­ada. Preferia também uma vertente prática que treinasse os condutores para agir em situações de tráfego ou de stresse que exigem respostas rápidas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal