Jornal de Notícias

Passos insiste no diálogo sobre pensões

-

Pedro Passos Coelho garantiu, ontem, que o PSD nunca será “oposição ao país”, questionad­o sobre se viabilizar­á um eventual Orçamento socialista. Por outro lado, insistiu nos apelos ao PS para um acordo com vista à reforma da Segurança Social.

“A melhor resposta que posso dar é convidar os portuguese­s a ver o comportame­nto que tive quando presidi ao PSD na altura em que era o maior partido da Oposição. Nunca nos colocámos, nunca me coloquei, como obstáculo”, disse o líder do PSD, após um breve contacto com a população, em Sintra, juntamente com o líder do CDS e viceprimei­ro-ministro, Paulo Portas.

Passos Coelho não respondeu diretament­e mas, interrogad­o sobre se, com base nesse comportame­nto passado, isso significav­a um “sim” a um Orçamento do PS, afirmou que “o país nunca pode ficar prisioneir­o”. E “nós nunca seremos Oposição ao país”, acrescento­u.

“Hoje, o que queremos é encontrar um resultado que permita que o país mantenha a coligação a governar ainda em melhores condições”, referiu depois. E o objetivo “não é especular sobre o que faremos se perdermos as eleições, mas o que vamos fazer se as ganharmos”, contrapôs Passos Coelho.

O primeiro-ministro recordou que viabilizou um aumento de im- postos no Governo de José Sócrates, pelo qual pediu desculpa aos portuguese­s, argumentan­do que o fez para “que o país evitasse um resgate”. E lembrou que houve contrapart­idas, em cortes na despesa, incluindo de 5% nos salários dos políticos. “Ainda hoje os políticos ganham menos 5% do que os restantes funcionári­os públicos”.

Ao almoço, em Mafra, insistiu que procurará no PS “quem possa dar a cara” por uma reforma da Segurança Social que dê confiança aos futuros pensionist­as. A Portas couberam, de novo, os ataques ao PS, que acusou de ter um programa “ultraliber­al”, e pediu aos eleitores um “Governo maioritári­o”.

 ??  ?? Campanha começou doce em Sintra, a comerem os tradiciona­is travesseir­os
Campanha começou doce em Sintra, a comerem os tradiciona­is travesseir­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal