Jornal de Notícias

Falso funcionári­o da EDP furta 8 mil euros a idosa

- TÂNIA MOITA

Um homem que se fez passar por funcionári­o da EDP conseguiu entrar em casa de uma idosa, em Fermentelo­s (Águeda), e, verificand­o onde ela tinha uma caixa com dinheiro, furtou-a e fugiu. Levou oito mil euros. As autoridade­s acreditam que ele já fez mais assaltos com o mesmo estratagem­a.

“Bem vestido e bem falante”, o burlão-ladrão, com cerca de 30 anos, apresentou-se na Rua do Vieiro, a meio da tarde, identifica­ndo-se como funcionári­o da EDP, “com crachá e até com um aparelho de medir a luz”. À idosa, disse que ia verificar umas medições e que precisava de ver as últimas faturas.

“Estávamos aqui eu, os meus pais e a vizinha, e não desconfiei. Ele tirou os óculos de sol e fui procurar as faturas. Mas quando cheguei cá fora ele já cá não estava, tinha ido com a minha vizinha ver as faturas dela”, contou, ao JN, Maria Ferreira.

Já sozinho com Cecília Rosa, de 74 anos, o homem terá insistido que a senhora devia mais de 200 euros em luz e que tinham que ser pagos no imediato. Quando ela foi ao local onde guardava o dinheiro, ele seguiu-a e roubou-lhe a caixa onde a idosa tinha guardadas as suas poupanças – oito mil euros –, segundo a queixa apresentad­a na GNR de Oliveira do Bairro.

“Ele saiu e voltou a passar por mim. Perguntei-lhe se já não queria as minhas faturas e ele disse que já não era necessário. Deu uns passos para se afastar e depois desatou a correr. Foi quando a minha vizinha saiu cá fora a gritar por socorro”, recorda Maria Ferreira.

De acordo com alguns morado- res, o homem correu alguns metros até chegar a um automóvel onde outro indivíduo o aguardava e fugiram. “Foi muito azar”, dizem os vizinhos de Cecília, preocupado­s com o assalto.

Cecília Rosa não vive isolada. Mora ao lado do café do sobrinho, que a viu atravessar a estrada com o homem e estranhou, mas não o suficiente para ir indagar. E mora com o marido e o filho, que chegou minutos depois do burlão fugir.

 ??  ?? Casa de Cecília Rosa está encostada ao café do sobrinho
Casa de Cecília Rosa está encostada ao café do sobrinho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal