Jornal de Notícias

Pescadores de Silvalde ganham armazéns

Entrega de equipament­os hoje implica demolição de barracos que serviam de apoio na praia

- Salomão Rodrigues locais@jn.pt

Os quatro apoios de pesca construído­s há mais de um ano pela Câmara de Espinho serão entregues às companhas de pesca de Silvalde, na tarde de hoje. Os barracos assentes na praia vão ser demolidos

Há muito que os apoios de pesca, em forma de armazém, estavam prontos e foram inclusive alvo de reparações pontuais devido aos sinais de degradação que apresentav­am ainda antes de serem atribuídos. Agora, o município entrega três às companhas e um aos proprietár­ios de pequenos barcos de pesca conhecidos como caícos.

“É o culminar de um processo longo que sofreu as suas vicissitud­es, mas que preferimos atrasar a entrega para que tudo estivesse pronto e em perfeitas condições”, disse, ao JN, o presidente da Câmara, Pinto Moreira.

Os ocupantes vão pagar 130 euros de renda anual. “Um preço manifestam­ente simbólico, para imputar nos pescadores o sentido de responsabi­lidade para preservar a infraestru­tura”.

Uma ideia que é comungada por Manuela Machado, responsáve­l pela companha “Viking”. “O preço é efetivamen­te simbólico e a entrega dos apoios é positiva para a nossa atividade”, disse. A entrega dos apoios obriga à demolição de barrocos sobre o areal e que dão uma imagem de degradação à zona.

“Eram infraestru­turas precárias e clandestin­as”, lembra o autarca, acrescenta­ndo que o objetivo foi reabilitar urbanistic­amente uma zona “particular­mente degradada”.

Venda de peixe com local

Também o espaço para venda de peixe, que a Autarquia não designa de lota, vai ser entregue na tarde de hoje. Pinto Moreira esclarece que, ao contrário do que muitos pensavam, o equipament­o não se destina a negócios com o público.

“É para a venda do peixe das companhas às peixeiras. Mas sabemos que isso vai acontecer [ou seja, as peixeiras acabarão por vender aos clientes] ”.

 ??  ?? Equipament­os, prontos há algum tempo, tiveram de ter reparações
Equipament­os, prontos há algum tempo, tiveram de ter reparações

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal