Jornal de Notícias

Apoiantes de ex-pároco de Canelas não desistem de explicaçõe­s

- TIAGO RODRIGUES ALVES

Após 40 dias de caminhada ao longo do Caminho Francês de Santiago, o padre Roberto Carlos tinha ontem à sua espera mais de 600 dos seus antigos paroquiano­s de Canelas, Gaia, que vieram esperá-lo a Espanha. Os 12 autocarros partiram na madrugada de domingo ao encontro do ex-pároco que foi afastado da freguesia no verão passado. “Encontramo-lo motivado e pronto a não desistir”, disse, ao JN, Miguel Rangel, porta-voz do grupo que, realça, ainda “espera explicaçõe­s” sobre o afastament­o de Roberto da paróquia.

Os apoiantes estiveram numa missa com o antigo pároco, que prossegue a sua caminhada até Finisterra (mais 100 quilómetro­s) e num convívio com almoço no Monte do Gozo. “Ele será sempre o nosso padre”, garantiu Miguel Rangel. “Este já não é um problema de paixão ou idolatria. É perceber que nos foi roubado algo que nos faz falta”, acrescento­u. E garantiu que o grupo de apoiantes do padre Roberto continuará, de quarta a domingo, à porta da igreja, “pacifica e respeitosa­mente”, até obter aquelas explicaçõe­s.

UCR já tem mais de 600 sócios

Entretanto, o grupo, “Uma comunidade reage”, já se constituiu formalment­e assumindo a designação de UCR Associação Social, Cultural e Humanitári­a. Até ao momento, tem mais de 600 sócios e já arranjou uma sede física. Miguel Rangel, presidente da UCR fez questão de frisar que o local “nunca será uma igreja”, “Não seremos uma seita. O padre Roberto é sócio honorário e vai ter oportunida­de de trabalhar connosco”, explicou.

Entre as várias iniciativa­s já realizadas, a UCR já conseguir efetuar doações à Liga Portuguesa Contra o Cancro, ao IPO e dois particular­es.

 ??  ?? Padre Roberto Carlos vai fazer caminhada até Finisterra
Padre Roberto Carlos vai fazer caminhada até Finisterra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal