Jornal de Notícias

Um leilão solidário com o toque de CR7

Coimbra Associação Atlas leiloa camisola autografad­a por Cristiano Ronaldo para apoiar idosos e crianças

- Carina Fonseca locais@jn.pt ROGÉRIO MATOS

O Atlas - Associação de Cooperação para o Desenvolvi­mento tem em curso um leilão solidário de uma camisola autografad­a pelo futebolist­a Cristiano Ronaldo. O dinheiro angariado destina-se a apoiar idosos e crianças carenciada­s, mediante projetos de desenvolvi­mento local e intervençã­o cívica levados a cabo por esta Organizaçã­o Não Governamen­tal para o Desenvolvi­mento com sede em Coimbra e instalaçõe­s em Leiria, mas de âmbito nacional.

Trata-se de uma camisola da época 2014/2015 do Real Madrid, de manga comprida, como a que Ronaldo usa, contou ao JN a presidente do Atlas, Helena Vasconcelo­s, adiantando que o contacto partiu da associação e o craque se mostrou disponível para ajudar. O leilão decorre na plataforma eSolidar (https://www.esolidar.com/auction/detail/148-camisola-autografad­a-pelo-cristiano-ronaldocr7-apoia-idosos-e-criancas-carenciado­s). Para participar, basta registar-se naquela plataforma. Ontem, a 11 dias do fim, a última licitação ultrapassa­va os 200 euros.

O dinheiro será canalizado para os projetos “Velhos amigos” e “Escolas solidárias”, desenvolvi­dos pelo Atlas. O primeiro passa pela entrega de refeições quentes a idosos em isolamento e sem retaguarda familiar, ao fim de semana, em que não são servidos pelas IPSS, em Coimbra e Leiria. Os voluntário­s também levam companhia, no total, a 60 idosos, e a associação quer replicar o projeto noutras cidades, a começar pela Marinha Grande, no mês que vem, revelou a presidente.

Quanto ao “Escolas solidárias”, parte do montante conseguido servirá para comprar bens alimentare­s dirigidos a famílias carenciada­s do Agrupament­o de Escolas Guilherme Stephens, na Marinha Grande, e de uma escola em Leiria, bem como óculos e outros materiais, num “complement­o de apoio a crianças carenciada­s”.

No final do mês passado, Margarida Fernandes passava férias em Espanha quando soube de um incidente que envolveu a sua viatura, um Peugeot 208 que, estacionad­o à frente de casa, em Setúbal, ficou soterrado depois de uma conduta de água ter rebentado por baixo. O carro foi retirado do buraco pelos sapadores de Setúbal e levada para uma oficina local onde, até hoje, espera pelo aval da Águas do Sado para proceder à reparação.

“Passou quase um mês e a Águas do Sado ainda não se declarou como culpada para que os seguros possam proceder à avaliação dos danos provocados no meu carro”, frisou Margarida Fernandes. Contactada pelo JN para elucidar sobre o sucedido, a empresa responsáve­l pelo abastecime­nto de água no concelho de Setúbal referiu apenas desconhece­r qualquer problema relacionad­o com o processo. “Tendo em conta a extensão dos danos na viatura, a situação foi comunicada à seguradora, de modo a possibilit­ar a rápida resolução do sinistro, desconhece­ndo-se a existência de qualquer problema relacionad­o com esse processo”, adiantou Ana Oliveira, diretora geral da Águas do Sado.

Entretanto, Margarida Fernandes já colocou um advogado a tratar do assunto, já que espera que o processo tome a via judicial. “Para já é cedo avançar por essa via, mas o orçamento do arranjo da viatura é caro e sem a Águas do Sado assumir responsabi­lidades, teria de ser eu a custear tudo e esperar”. “Não tenho direito a carro de substituiç­ão, o que é muito constrange­dor já que tenho uma filha que precisa de transporte diário”.

 ??  ?? Presidente do Atlas, Helena Vasconcelo­s, com camisola autografad­a pelo craque
Presidente do Atlas, Helena Vasconcelo­s, com camisola autografad­a pelo craque
 ??  ?? Margarida Fernandes estava de férias quando o carro ficou soterrado
Margarida Fernandes estava de férias quando o carro ficou soterrado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal