Jornal de Notícias

Choque entre ferry e bote na Turquia mata 13 refugiados

- CRISE

Pelo menos 13 pessoas, entre as quais seis crianças, morreram ontem ao largo da costa turca na sequência de uma colisão entre um ferryboat e o bote em que se seguiam em direção à Grécia. De acordo com a agência noticiosa AFP, a embarcação transporta­va 46 pessoas e o acidente aconteceu ao largo de Canakkale, no noroeste da Turquia, quando se dirigia para a ilha grega de Lesbos.

As autoridade­s conseguira­m salvar 22 pessoas e a guarda costeira prossegue as buscas por mais sobreviven­tes. “Era noite cerrada. Vimos o barco a aproximar-se de nós. Tentámos fazer sinal com lanternas e telemóveis, mas eles não nos viram”, contou um dos resgatados à agência de notícias grega ANA.

“Perdemos as crianças. Não as conseguíam­os ver na noite escura”, disse o mesmo refugiado resgatado. Oito menores estão entre os desapareci­dos deste grupo, que pagou mil euros por pessoa para fazer a travessia até território grego a um traficante turco.

Entretanto, ontem, o secretário de Estado norte-americano anunciou que os EUA vão acolher mais 85 mil refugiados em 2016, incluindo 10 mil sírios, podendo chegar aos 100 mil em 2017. John Kerry disse que gostariam de “receber mais”, mas isso tornou-se difícil depois do 11 de setembro de 2001.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal