Jornal de Notícias

João Sousa conduz Portugal ao Grupo I

Ténis Vimaranens­e impôs pesada derrota ao bielorruss­o Uladzimir Ignatik e assegurou a subida da seleção

- ARNALDO MARTINS

Com uma exibição de grande nível, João Sousa, número um português e 48.º do ranking mundial, selou, ontem, o regresso do Portugal ao Grupo I da Zona Europa/África da Taça Davis, ao confirmar a vitória portuguesa frente à Bielorrúss­ia. Em Viana do Castelo, no quarto encontro de singulares, que colocou frente a frente os dois melhores jogadores de cada equipa, o vimaranens­e, 26 anos, não deu qualquer hipótese ao antigo número um mundial de juniores Uladzimir Ignatik, vencendo por 6-1, 6-1 e 6-4.

Depois da vitória emocionant­e no encontro de pares, João Sousa tinha a primeira hipótese de fazer Portugal regressar ao Grupo I, de onde saiu no ano passado, com derrotas na Eslovénia e na Rússia. “Joguei a um nível muito bom até ao 4-1 do terceiro set. Acusei um pouco a pressão de fechar a eliminatór­ia, mas com a ajuda do público consegui estar bem mentalment­e e fechar o encontro no serviço dele. Fico contente por ter dado mais este ponto, que foi o decisi- vo”, salientou João Sousa.

Com a subida garantida, Rui Machado entrou em campo apenas para cumprir calendário e perdeu com o bielorruss­o Egor Gerasimov, por 6-7 (3-7), 6-1 e 6-4, o que fez com que Portugal fechasse a eliminatór­ia com um parcial de 3-2. O algarvio não conseguiu o final perfeito, mas o essencial já estava garantido. “Gostava de ter preparado melhor o encontro, mas teria feito tudo da mesma maneira. A missão está cumprida”, disse, satisfeito, Rui Machado.

 ??  ?? João Sousa festeja com os muitos portuguese­s presentes em Viana
João Sousa festeja com os muitos portuguese­s presentes em Viana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal