Jornal de Notícias

Porto, Matosinhos e Gaia propõem gerir água sozinhos

Porto, Gaia e Matosinhos preparam saída conjunta da Águas do Norte com criação de captação no rio Douro

- Carla Sofia Luz carlaluz@jn.pt

Gaia e Matosinhos preparam a saída da Águas do Norte e a criação de um sistema intermunic­ipal autónomo de captação e de tratamento de água no rio Douro. Os municípios da Frente Atlântica fizeram as contas e chegaram à conclusão de que essa alternativ­a é viável, autossuste­ntável e mais económica para as autarquias. O único entrave é de que necessitar­á da autorizaçã­o do Governo.

O caminho para a constituiç­ão do novo sistema intermunic­ipal, que implica um investimen­to de 101 milhões de euros [ler texto nesta página] e o aval governamen­tal, começa a ser trilhado agora para travar o aumento de 40% no preço da água comprada pelos municípios do Litoral. Um cresciment­o gradual a aplicar até 2020. Para 2016, a subida será já de 8%. As autarquias estão a receber cartas da Águas do Norte a alertar que, a par- tir de janeiro, o custo de aquisição passará de 0,38 euros por metros cúbico (m3) para 0,42 euros.

Alternativ­a não é bluff

A Frente Atlântica está convicta, alicerçada no estudo técnico da consultora Engidro, de que é possível dar água de qualidade aos 700 mil habitantes dos três concelhos por menos dinheiro. Ontem à tarde, os presidente­s das três câmaras, Rui Moreira, Eduardo Vítor Rodrigues e Guilherme Pinto, juntaramse na Casa do Roseiral, no Porto, para garantir que esta proposta não é bluff nem “tática” política.

“Não estamos a fazer uma afronta a ninguém, estamos a assumir responsabi­lidades concretas. Esta é uma solução alternativ­a para um equívoco histórico. A nossa escala populacion­al permite ousar mais do que remeter-nos ao que nos foi imposto. Os autarcas não se resignam na defesa da população”, sustentou o presidente do Município de Gaia, que promete lutar para consolidar esta proposta, se o “Governo não puser a mão na consciênci­a e voltar atrás num caminho errado”. O arranque do processo para a constituiç­ão do sistema autónomo de captação de água na albufeira de Crestuma-Lever não levará os autarcas a desistir do processo judicial contra a extinção da

 ??  ?? Guilherme Pinto, Rui Moreira e Eduardo Vítor Rod
Guilherme Pinto, Rui Moreira e Eduardo Vítor Rod

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal