Jornal de Notícias

Polícias arranjavam clientes para fraude nas inspeções

Crime PSP detém dois agentes, suspeitos de servir de ponto ligação com inspetor automóvel. Poderão ser arguidos em inquérito com um total de 50 condutores

- Carlos Varela carlos.varela@jn.pt

Dois agentes da PSP foram detidos pela própria Polícia, suspeitos de estarem ligados a um esquema fraudulent­o para conseguir fazer passar os veículos nas inspeções automóveis. Os polícias arranjavam clientes, a troco de dinheiro, estabelece­ndo o contacto com o elemento que estava na inspeção automóvel. Inquérito poderá chegar a 50 arguidos.

A investigaç­ão começou há cerca de um ano, na sequência de uma denúncia chegada à PSP de Lisboa, que encaminhou o caso para investigaç­ão para a Divisão de Investigaç­ão Criminal (DIC), num inquérito tutelado pelo DIAP de Lisboa.

As investigaç­ões incidiram sobre dois centros, detetando irregulari­dades, mas sem que a administra­ção das duas entidades soubessem que estavam a ser alvo de situações de corrupção envolvendo a inspeção automóvel.

A DIC da PSP detetou que por detrás do esquema estavam dois agentes da PSP – um do Comando de Lisboa, outro da Direção Nacional. Este último estava de baixa há mais de um ano, mas essa inatividad­e era aproveitad­a para angariar clientes para pelo menos um centro de inspeção – atividade partilhada com o outro agente.

No centro de inspeção automóvel, os elementos policiais contavam com um inspetor, também detido pela DIC, que tinha a responsabi­li- dade de encaminhar os clientes, com a garantia de que os carros passavam na inspeção. Por agora, há apenas três detidos, mas a PSP pensa que dezenas de arguidos irão juntar-se ao inquérito. E os arguidos poderão chegar a 50, isto porque a DIC encontrou provas de contactos estabeleci­dos entre os agentes da PSP e clientes. Parte da prova advém de registos de contactos por voz e mensagens por telemóvel, entre os dois principais arguidos e condutores, assim como com o inspetor.

Um dos agentes estava de baixa e arranjava clientes

 ??  ?? Um dos agentes da PSP detidos pertence ao Comando de Lisboa
Um dos agentes da PSP detidos pertence ao Comando de Lisboa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal