Jornal de Notícias

Museu fechado custa 9 mil euros por mês

- PORTO MARTA NEVES

O vereador da CDU da Câmara do Porto, Pedro Carvalho, alertou, ontem, em conferênci­a de imprensa, o Executivo liderado por Rui Moreira, para a necessidad­e de “investir na preservaçã­o do património”, uma vez que o Museu da Indústria, na Rua Engenheiro Ferreira Dias, na zona industrial do Porto, “tem o espólio todo a degradar-se”, em virtude de se encontrar fechado desde 2008, “sem nenhuma solução à vista”.

“Este museu tem um significad­o especial, porque tem a ver com as origens da cidade. Logo, há um património que merece ser preservado”, começou por dizer o comunista, para explicar o “mau negócio” feito pelo então presidente da Câmara, Rui Rio, quando decidiu, em 2005, “acordar a instalação da Pousada do Freixo no espaço da antiga fábrica da Companhia de Moagens Harmonia, até aí ocupado pelo Museu da Indústria”.

Segundo o vereador da CDU, “em 2006, ainda o museu não tinha mudado de instalaçõe­s, já se encontrava encerrado”. A mesma situação, na zona industrial, permanece intacta há sete anos.

Aliás, além de um aviso na porta a confirmar isso mesmo, basta um olhar mais atento na porta da entrada para reparar que todo o espólio do museu está completame­nte ao abandono.

“Investimen­to prioritári­o”

Para Pedro Carvalho, a situação ainda é mais flagrante porque “a Câmara Municipal recebe cinco mil euros por mês da pousada, mas tem de pagar nove mil da renda do museu que se encontra fechado”. E lamentou que em 2009 o vereador da Cultura, Gonçalo Gonçalves, “prometeu até ao final do ano revolver a situação do museu, o que não aconteceu”.

A CDU entende que o Museu da Indústria “tem de ser um investimen­to prioritári­o”, tendo chegado a altura do atual Executivo “decidir o que quer fazer”.

No entender do vereador, “é fundamenta­l que este espaço venha a entrar na rede de museus da cidade”, sublinhand­o que “é possível com pouco dinheiro abrir com dignidade o Museu da Indústria”. “Aquilo que não pode acontecer é uma desrespons­abilização pública”, acrescento­u.

Fonte da Câmara do Porto referiu, ontem, que a autarquia “anunciará oportuname­nte” quais os planos existentes para o museu.

 ??  ?? O vereador da CDU, Pedro Carvalho, esteve ontem à porta do Museu da Indústria
O vereador da CDU, Pedro Carvalho, esteve ontem à porta do Museu da Indústria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal