Jornal de Notícias

Prémio LeYa para António Tavares

Júri distingue “O coro dos defuntos”, pela “construção sólida” do romance

- Cristiano Pereira cristiano@jn.pt

Escritor recebeu a notícia “com grande contentame­nto” e admite ser “um incentivo para continuar”

O escritor António Tavares é o vencedor do Prémio Literário LeYa 2015. O júri, presidido por Manuel Alegre, deliberou por unanimidad­e distinguir a obra “O coro dos defuntos”. O autor de 55 anos já fora finalista do prémio Leya em 2013 com “As palavras que me deverão guiar um dia”.

António Tavares, que é vice-presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, soube da notícia a meio da manhã de ontem. O escritor contou ao JN que recebeu o anúncio “naturalmen­te com um enorme contentame­nto”.

O prémio de 100 mil euros e o reconhecim­ento do seu talento afiguram-se-lhe gratifican­tes. “É um grande incentivo para poder continuar”, disse, referindo que já em 2013, quando se viu finalista do prémio, também se sentiu encorajado.

O livro que agora foi premiado – “O coro dos defuntos” – foi escrito no final do ano passado. “É um livro que traduz a visão de uns habitantes de uma pequena aldeia beirã e a leitura que eles fazem do Mundo e do país durante uma altura interessan­te da nossa História que é o período de 1968 a 1974”, contou-nos António Tavares.

“É um período de grandes transforma­ções internacio­nais, de grandes avanços na ciência e onde se dá a sucessão de Salazar para a primavera marcelista”, continuou, revelando que o livro explora “como é que uma pequena aldeia com meia dúzia de habitantes isolada do Mundo vê, lê e interpreta essas transforma­ções”.

“Estamos perante um romance que tem uma construção sólida, conduzindo o leitor através de uma escrita que inscreve em paralelo o percurso do país e o do mundo ficcional, sem que um se sobreponha ao outro”, lê-se num comunicado assinado pelo júri. O júri do Prémio LeYa 2015 foi constituíd­o por Manuel Alegre, Nuno Júdice, Pepetela, José Castello, José Carlos Seabra Pereira, Lourenço do Rosário e Rita Chaves.

O Prémio Literário LeYa foi criado em 2008.

 ??  ?? António Tavares foi finalista do Prémio LeYa em 2013
António Tavares foi finalista do Prémio LeYa em 2013

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal