Jornal de Notícias

Banda desenhada Nova editora estreia-se com Milo Manara

- F. CLETO E PINA

A nova editora Arte de Autor apresenta hoje em Lisboa a obra inaugural do seu catálogo, “O pincel e a espada”, primeiro volume de “Caravaggio”, uma biografia ficcionada do pintor italiano, com assinatura de Milo Manara.

Natural de Luson, em Itália, onde nasceu há 70 anos, Manara é considerad­o um dos grandes mestres da banda desenhada mundial, sendo especialme­nte conhecido pela forte carga erótica das suas criações. Entre elas e já editadas em Portugal, contam-se “O clic”, “O perfume do invisível”, “Bórgia” (com argumento de Alejandro Jodorowsky), “X-Women: Mulheres em perigo”, “O gaúcho” ou “Verão índio” (os dois últimos em parceria com Hugo Pratt).

Em “Caravaggio”, obra datada deste ano e pensada para dois volumes, Manara assume argumento e desenho, mostrando todo o seu virtuosism­o como desenhador de estilo realista e a sua apetência pelo corpo feminino, embora aqui de forma mais contida, uma vez que o protagonis­mo está a cargo do pintor renascenti­sta, tão famoso pelo seu talento quanto pela sua vida repleta de escândalos. Com um forte pendor histórico, esta é uma homenagem do desenhador italiano não só a Caravaggio, um dos pintores que mais o influencia­ram, mas também a outros artistas clássicos em cujos quadros se inspirou para recriar a Itália dos séculos XVI e XVII em que a ação decorre.

A Arte de Autor foi criada para editar banda desenhada e pretende centrar a sua atividade em obras oriundas do mercado franco-belga. A apresentaç­ão de “Caravaggio – O pincel e a espada” terá lugar hoje, às 18.30 h, no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, e estará a cargo de Nuno Amado, autor do blog Leituras de BD.

 ??  ?? Primeiro volume de “Caravaggio” é lançado, hoje, no Museu de Lisboa
Primeiro volume de “Caravaggio” é lançado, hoje, no Museu de Lisboa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal