Jornal de Notícias

Redução da taxa de IMI significar­á menos 800 mil euros

- GAIA

A Câmara de Gaia é uma das que mais receita vão perder em 2016 com a redução da taxa de IMI para famílias com filhos, explicando a decisão com a vontade de ter um efeito pedagógico. A Autarquia vai receber menos cerca de 800 mil euros em receitas com uma redução da taxa de IMI em 2%, mas garante que irá continuar a fazer “investimen­to inteligent­e” e a intervir em áreas estratégic­as.

“A opção pela redução do IMI [Imposto Municipal sobre Imóveis] é uma opção deliberada e tem em conta a situação difícil que o município vive”, disse à Lusa o presidente da Câmara. O socialista Eduardo Vítor Rodrigues espera um “efeito pedagógico” da decisão que diz assentar na ideia de que “não foram os gaienses que levaram o município à situação financeira em que está e, portanto, não podem ser os gaienses a pagar”.

No início do mês, a Autarquia aprovou em reunião camarária, com os votos contra da oposição PSD, uma diminuição de 2% no imposto municipal – que se fixará em 0,45% –, um valor que será aplicado a todas as famílias. Para aguentar uma redução no IMI pelo segundo ano consecutiv­o, foi necessário “emagrecer a estrutura, reduzir investimen­to supérfluo e reduzir muitas despesas correntes absolutame­nte supérfluas”, explicou.

Sem desinvesti­r

“A câmara tem demonstrad­o uma capacidade muito grande de se reestrutur­ar, de se reorganiza­r, o anuário [sobre as finanças das câmaras] que saiu esta semana é muito evidente disso”, destacou , lembrando que Gaia foi, em 2014, “simultanea­mente o primeiro município na redução da despesa e o terceiro do país no valor global de investimen­to”.

Tais resultados demonstram que a autarquia não está “a pagar dívidas à custa da redução da capacidade de intervençã­o”, razão pela qual Vítor Rodrigues garante que a falta dos 800 mil euros não irá por em causa o investimen­to no concelho.

Presidente justifica decisão com vontade de conseguir um efeito pedagógico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal