Jornal de Notícias

Chuva substitui vento mas faz estragos

Sul Petroleiro foi finalmente desencalha­do e Marinha teve noite agitada em salvamento­s no mar

- Ana Carla Rosário, Carina Fonseca e Rogério Matos * locais@jn.pt

Os estragos do mau tempo de sábado prolongara­m-se para o dia de ontem, mas, ao fim de algumas horas, o trabalho para desencalha­r o “Tokyo Spirit”, o petroleiro encalhado à entrada da marina de Cascais devido à forte ondulação, produziu resultados e o navio seguiu caminho para os estaleiros de Setúbal, onde chegará hoje para reparação. Na operação de desencalha­mento estiveram sete rebocadore­s.

Durante a noite, a Marinha teve de socorrer duas embarcaçõe­s em perigo. A primeira foi um veleiro francês com três tripulante­s, que estava com dificuldad­es para entrar na barra de Olhão devido às condições do mar, segundo fonte do Centro Coordenado­r, Buscas e Salvamento Marítimo.

Os tripulante­s “estavam muito cansados devido à navegação em mar muito agitado, estavam a ficar sem eletricida­de a bordo e sem luzes de sinalizaçã­o”. Quatro polacos que seguiam num veleiro a seis milhas da Madeira tiveram de ser assistidos, devido a uma avaria, pela Capitania do Porto do Funchal.

Entretanto, a forte ventania de anteontem fez-se substituir, durante a madrugada, pela chuva, que também chegou a causar estragos. Em Coimbra, deu que fazer às corporaçõe­s de bombeiros, que foram alertadas para dezenas de ocorrência­s, desde inundações e infiltraçõ­es em casas até cortes de estradas devido a lençóis de água. Dois túneis, nas imediações da estação ferroviári­a de Coimbra B, estiveram também cortados. E até o cortejo da Latada da academia de Coimbra, previsto para ontem, foi adiado devido ao mau tempo. Brevemente será anunciada nova data.

Oito quedas de árvores por toda a região, 11 inundações em habitações e deslizamen­tos de terra na Arrábida ocuparam os bombeiros até às 15 horas. Em Alcochete, um pré-fabricado junto a obras cedeu à força do vento e da chuva e, em Palmela, na Estrada de Vale de Marmelos, perto da Estação Ferroviári­a, um cabo elétrico caiu e provocou um pequeno incêndio. A EDP e os bombeiros estiveram no local.

Já durante a manhã de sábado, o concelho de Setúbal foi o mais afetado e o que deu mais trabalho às corporaçõe­s de bombeiros, que lidaram com um total de 32 ocorrência­s entre as oito e as 19 horas.

 ??  ?? Ao fim de pouco mais de um dia, petroleiro foi desencalha­do e seguiu rumo aos estaleiros em Setúbal
Ao fim de pouco mais de um dia, petroleiro foi desencalha­do e seguiu rumo aos estaleiros em Setúbal
 ??  ?? Marinha teve que fazer vários salvamento­s, durante a noite de ontem
Marinha teve que fazer vários salvamento­s, durante a noite de ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal