Jornal de Notícias

BragaCig lança centro de apoio ao cigano

- BRAGA L.M.

A Associação BragaCig, lançada em 2010 para ajudar a comunidade cigana da cidade, vai criar um Centro Social de Apoio nas áreas da formação profission­al, acompanham­ento escolar, ajuda na busca de emprego, apoio aos idosos e ajuda médica.

O presidente do organismo, Joaquim Miguel Ribeiro, disse ao JN que o projeto conta com o apoio do Município, através da BragaHabit, que vai ceder um espaço em Santa Tecla, para o arranque.

“Queremos, a médio prazo, que a Câmara nos ceda um terreno para construirm­os uma sede de raiz, com todas as valências de que necessitam­os”, afirmou o advogado Francisco Peixoto, também ligado à iniciativa.

Joaquim Ribeiro, um dos patriarcas da comunidade - com cinco mil pessoas em Braga – salientou que “os jovens de etnia cigana têm muita dificuldad­e em arranjar emprego, não só porque, em muitos casos, não concluíram o percurso escolar, “mas também devido à sua origem étnica”.

O Centro da BragaCig quer, por isso, trabalhar para uma maior integração social da comunidade, a qual – sustenta – “está já a melhorar, quer na vida profission­al, com ciganos a gerir empresas bem sucedidas, quer na social, onde se têm registado vários casamentos entre ciganos e não ciganos”.

O patriarca diz que os idosos vivem, muitas vezes, sozinhos durante o dia, sem oportunida­des de convívio e sem apoio social ou médico: “Teremos um centro de dia para eles”. Joaquim Ribeiro defende que os ciganos devem manter as suas tradições ancestrais, mas dentro da lei portuguesa, que proíbe o casamento de menores: “As nossas tradições culturais não são impeditiva­s de uma maior integração”, sublinha.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal