Jornal de Notícias

Israel volta a rejeitar força internacio­nal

Médio Oriente Secretário de Estado norte-americano vai encontrar-se com dirigentes da região

-

O secretário de Estado norteameri­cano, John Kerry, vai encontrar-se com os líderes israelita e palestinia­no e outros dirigentes do Médio Oriente em reuniões separadas, para discutir a espiral de violência na Cisjordâni­a ocupada e em Jerusalém.

Em Paris, onde foi defender a reeleição dos EUA para a direção da agência das Nações Unidas para a Educação, a Cultura e a Ciência (UNESCO), Kerry precisou que se reunirá com Benjamín Netanyahu na Alemanha, deslocando-se depois à região, para reuniões com o presidente Abbas, o rei Adbullah da Jordânia e outros.

Também ontem, Netanyahu recusou uma proposta de França ao Conselho de Segurança da ONU para a presença de forças internacio­nais na Esplanada das Mesquitas em Jerusalém Oriental.

O projeto “não menciona a incitação palestinia­na, não menciona o terrorismo palestinia­no e apela para a internacio­nalização do Monte do Templo (denominaçã­o dos judeus para o recinto sagrado)”, disse, assegurand­o que “só Israel e unicamente Israel é que garante os locais santos no Monte do Templo”.

Por seu lado, as autoridade­s palestinia­nas acusaram Israel de tentar mudar o “statu quo” na Esplanada das Mesquitas devido às cada vez mais abundantes visitas de judeus nacionalis­tas que pretendem rezar no local.

O chefe da Igreja Católica segue “com grande preocupaçã­o a situação de forte tensão e violência na Terra Santa” e pediu aos cidadãos e aos governos de Israel e da Palestina “valentia para darem passos concretos” para a distensão.

“Neste momento é necessário coragem e muita força para dizer não ao ódio e à vingança, e mostrar gestos de paz”, disse Francisco.

Entretanto, um tribunal de Gaza condenou dois palestinia­nos à pena de morte por colaboraci­onismo com os serviços secretos israelitas desde 2000, atuação que custou a vida a um número indetermin­ado de membros da “resistênci­a palestinia­na”.

 ??  ?? Palestinia­nos defrontara­m forças israelitas em Hebron, também palco do crescendo de tensão e de violência
Palestinia­nos defrontara­m forças israelitas em Hebron, também palco do crescendo de tensão e de violência

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal