Jornal de Notícias

Águia procura “tri” histórico na Champions

Benfica Rui Vitória em busca da terceira vitória consecutiv­a na fase de grupos, feito inédito no percurso do clube

- Luís Antunes luis.antunes@jn.pt

O Benfica viaja hoje para Istambul com o desejo de manter a senda de vitórias (Astana e Atlético de Madrid) no embate frente ao Galatasara­y, depois de amanhã (19.45 horas), naquela cidade da Turquia. Se o objetivo se confirmar, os encarnados alcançam o feito inédito de três triunfos na fase de grupos da competição. Um percurso imaculado da equipa sob a orientação de Rui Vitória e nunca antes vivido no clube da Luz.

O onze benfiquist­a discute a prova pela 12ª vez desde que a UEFA introduziu o modelo pontual e só em duas ocasiões – Artur Jorge 1994/1995 e Jorge Jesus 2013/2014 –, atingiu semelhante registo, mas nunca num plano sequencial.

Logo no primeiro ano à frente do onze da Luz, o atual treinador tem a possibilid­ade de ultrapassa­r o registo do antecessor. Jorge Jesus também atingiu o “tri” em 2011/2012, mas alcançou o último triunfo já nos oitavos de final, frente ao Zenit.

Ronald Koeman é o único técnico que viveu a sensação de três conquistas consecutiv­as já nos atuais moldes competitiv­os (2005/2006), mas a série apanhou dois confrontos dos oitavos de final com o Liverpool.

No âmbito do embate de Istambul, Rui Vitória deve tornar a apostar na estrutura que ultrapasso­u o Atlético de Madrid (2-1), na deslocação à capital espanhola.

O treinador será, naturalmen­te, forçado contornar o problema da vaga aberta pela ausência de Nélson Semedo. O lateral lesionou-se ao serviço da seleção, foi operado e vai parar cerca de dois meses.

Sílvio é o candidato natural a assumir a função. Aliás, o atleta já desempenho­u semelhante papel no recente embate de Taça de Portugal, uma espécie de aqueciment­o para o jogo da Turquia e dérbi com o Sporting.

 ??  ?? Rui Vitória pode melhorar o registo de Jorge Jesus na “liga milionária” logo no ano de estreia na competição
Rui Vitória pode melhorar o registo de Jorge Jesus na “liga milionária” logo no ano de estreia na competição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal