Jornal de Notícias

Nódulos da tiróide – um problema real e crescente

[ GRUPO TROFA SAÚDE ]

-

Os nódulos da tiróide são a principal manifestaç­ão clínica da tiróide perante uma série de doenças a que esta pode ser acometida. Os nódulos da tiróide têm uma prevalênci­a de cerca de 10% na população adulta; esta prevalênci­a é significat­ivamente maior quando se estuda apenas a população feminina.

Em áreas ricas em iodo 10% das mulheres e 2% dos homens têm mesmo nódulos na tiróide palpáveis esta prevalênci­a é muito maior se os nódulos forem pesquisado­s por ecografia, o que nas áreas ricas em iodo deveria ser uma prática corrente.

A incidência de cancro da tiróide nos nódulos tiróideus é de 10%. Na maioria dos países com estatístic­as válidas e atualizada­s o cancro da tiróide é encontrado em 2% da população adulta com mais de 16 anos.

Os nódulos da tiróide devem ser avaliados quanto à produção de hormonas (nódulos quentes) ou se são não produtivos de hormonas (nódulos frios) mediante análises sanguíneas.

Se as manifestaç­ões clínicas e o estudo funcional hormonal da tiróide sugerir que estamos perante um nódulo “quente”, tal pode ser confirmado por cintilogra­fia da tiróide.

A ecografia cervical é outro exame fundamenta­l no estudo dos nódulos da tiróide: permite-nos saber a medida do nódulo, se o conteúdo do nódulo é líquido e se estamos perante um quisto ou se, pelo contrário, o nódulo é sólido ou misto (parte sólida e parte liquida); permite também pesquisar carateríst­icas no nódulo sugestivas (não diagnóstic­as) de malignidad­e, fazer um estudo das cadeias ganglionar­es cervicais e, quando necessário, orientar uma biopsia.

Em princípio os nódulos maiores que 1 cm devem ser avaliados por pun- ção biopsia aspirativa e exame citológico, os nódulos menores que 1 cm devem ser avaliados se apresentar­em carateríst­icas ecográfica­s sugestivas de malignidad­e.

Os doentes com nódulos com citologia benigna devem ser seguidos a intervalos regulares, não superiores a 12 meses.

Em suma, as pessoas com nódulos da tiróide devem levantar quatro questões:

Será que o meu nódulo produz hormonas?

Será que a minha tiróide produz menos hormonas por ter nódulos?

Será que o tamanho do meu nódulo é tão grande que empurra as outras estruturas do pescoço? Será que o meu nódulo é maligno? Tem-se assistido a um aumento crescente nos últimos anos da patologia nodular da tiróide, aumento esse acompanhad­o também do aumento de cancro da tiróide.

O Hospital Privado de Braga do Grupo Trofa Saúde, não indiferent­e a esta problemáti­ca, possui no seu quadro clínico especialis­tas dedicados à tiróide e uma equipa cirúrgica especializ­ada em tiróide. //

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal