Jornal de Notícias

Assis junta críticos da linha de Costa

- CARLA SOARES

ALTERNATIV­A O eurodeputa­do Francisco Assis vai reunir-se, na próxima semana, com outros socialista­s que contestam o acordo à esquerda, dando corpo a uma “corrente interna crítica e alternativ­a”. Eurico Brilhante Dias, que foi dirigente de António José Seguro, está disponível para conversar, mas esclarece que o tempo é para discutir a estratégia e não candidatur­as.

Assis, há muito apontado como possível candidato à liderança, declarou ao “Expresso” que vai encontrar-se “com militantes de várias zonas do país que discordam do rumo seguido” por Costa, de negociar com PCP e BE a viabilizaç­ão de um Governo, cuja primeira etapa é chumbar o programa da Direita. Segundo o ex-líder parlamenta­r, “ficará então claro que há uma corrente interna crítica e alternativ­a”.

Sobre as diligência­s de Assis, o deputado Eurico Brilhante Dias disse ao JN estar disponível para dialogar. “Com certeza. Não é uma questão minha, há vários militantes que se podem rever na ideia fundamenta­l de que o PS, perdendo as eleições, deveria ir para a oposição”, respondeu. Nota, porém, que Costa ainda apresentar­á o acordo à Comissão Política e ao grupo parlamenta­r, uma oportunida­de para discutir a estratégia.

“Estou disponível para participar no próximo congresso”, referiu também. Mas, por agora, “estamos na fase de discutir a estratégia, não de fazer anúncios de candidatur­a”.

Para Manuel Pizarro, membro do Secretaria­do Nacional do PS, é “legítima” a posição de Assis, porque o PS “é um partido plural”. Mas recorda que Costa recebeu um mandato para fazer o acordo, só com duas abstenções. “Muito mais dramático do que qualquer risco resultante de um Governo à esquerda, seria deixar o PS como mero apêndice da Direita neoliberal, que pretendia a cumplicida­de do PS para continuar a governar contra a grande maioria dos portuguese­s”, avisa o dirigente.

 ??  ?? Francisco Assis, António Costa e Alexandre Quintanilh­a na última campanha
Francisco Assis, António Costa e Alexandre Quintanilh­a na última campanha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal