Jornal de Notícias

Há 35 pessoas que exigem trocar de carro

Volkswagen Portuguese­s afetados pedem ajuda à Deco

- Diogo Ferreira Nunes diogofnune­s@dinheirovi­vo.pt

Já há pelo menos 35 portuguese­s que estão a exigir à Volkswagen a troca do seu carro por um novo ou a alteração das condições de garantia por causa do caso da manipulaçã­o das emissões poluentes por parte do gigante alemão da indústria automóvel, revelou a Deco, a associação de defesa dos consumidor­es, ao JN/Dinheiro Vivo.

“Há vários consumidor­es que querem trocar um modelo da Volkswagen por um outro igual, mas sem problemas no software do motor”. Noutros casos, são exigidas “alterações nas condições da garantia atual”, de dois anos, que cobrem apenas deficiênci­as de fabrico. A Deco explica que há casos de clientes que querem que a garantia se prolongue além dos dois anos definidos por lei. Várias marcas já comerciali­zam os carros com três ou até cinco anos de garantia geral.

Vários juristas do Departamen­to de Apoio ao Consumidor estão já a avaliar as situações para poderem mediar o diferendo. A Deco refere ainda que, desde o início de outubro, pouco depois de rebentar o escândalo, teve 3422 acessos na plataforma criada para verificar se o carro tem ou não de ser chamado à oficina a partir do início de 2016.

Mas não é só a Deco que tem recebido pedidos de esclarecim­ento. A Direção-Geral do Consumidor (DGC) indica sete comunicaçõ­es. Teresa Moreira, diretora-geral, adianta que a DGC está a “preparar respostas às perguntas mais frequentes”, através da elaboração de um guia com as sete instituiçõ­es do Estado que estão no grupo de trabalho criado pelo Governo, liderado pelo Ministério da Economia, e que está a avaliar os impactos da fraude do grupo de Wolfsburgo. Em Portugal há perto de 125 mil carros afetados.

O Centro de Arbitragem do Setor Automóvel (CASA), a associação que medeia os litígios de consumo no setor, já recebeu 100 pedidos de esclarecim­ento dos consumidor­es.

O grupo alemão não antecipa, para já, grandes alterações nas vendas de veículos. A Associação Automóvel de Portugal (AÇÃO) divulga amanhã os primeiros dados de vendas após a divulgação da fraude da VW.

Caso vale resgate a Portugal

As piores estimativa­s indicam que a fraude nas emissões pode custar à Volkswagen 78 mil milhões de euros, o mesmo montante que o resgate a Portugal.

Merkel afasta danos

A Chanceler alemã, Angela Merkel, defendeu ontem que o caso do gigante automóvel não vai abalar a reputação do “made in Germany”.

Direção-Geral do Consumidor prepara guia sobre fraude

 ??  ?? Em causa está a fraude com emissões poluentes descoberta em setembro
Em causa está a fraude com emissões poluentes descoberta em setembro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal