Jornal de Notícias

Ideias criativas para shoppings às moscas

Aveiro Câmara pediu aos alunos da universida­de para apresentar­em soluções criativas para revitaliza­r os centros comerciais Oita, RiaPlano e do Bairro do Liceu

- Zulay Costa locais@jn.pt

A Câmara de Aveiro pediu aos alunos da Universida­de de Aveiro (UA) ideias para ajudar a revitaliza­r o Centro Comercial Oita, o RiaPlano e o do Bairro do Liceu, alguns dos centros comerciais mais antigos da cidade, que estão às moscas por falta de clientes e de lojistas que queiram lá investir. Em Aveiro existem 10 centros comerciais, mas apenas dois, o Fó- rum e o Glicínias, mostram grande pujança.

“A revitaliza­ção da cidade precisa de todos os atores e esperamos receber ideias que possam vir a ser úteis nesta tarefa de rejuvenesc­imento”, explica Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, uma das seis entidades públicas e privadas que aderiram ao “Learning to be” – um programa da Universida­de de Aveiro que coloca os alunos de mestrado a desenvolve­rem competênci­as de empreended­orismo em contexto de trabalho. Na prática, as empresas apresentam problemas reais e esperam que os alunos arranjem soluções até final do ano.

Trata-se de uma “estratégia inovadora” que, segundo Filipe Teles, pró-reitor da Universida­de de Aveiro, irá reforçar laços entre os estudantes e o mundo do trabalho.

Muita imaginação

Mas não será fácil. O desafio lançado pela Câmara, a avaliar pela visita do JN aos centros comerciais, vai requerer muita imaginação (ver texto em baixo).

No entanto, se as soluções forem boas e os centros comerciais quiserem, podem vir a ser aplicadas no terreno. É que a Câmara Municipal espera concluir, até ao final deste ano, a negociação de fundos comunitári­os (Portugal 2020) para implementa­r o Plano Estratégic­o de Desenvolvi­mento Urbano.

“Os centros comerciais são propriedad­e privada que está na zona central da cidade. É preciso chamar a atenção da comunidade, muito em especial dos investidor­es privados, que vamos ter instrument­os financeiro­s para induzir revitaliza­ção. Haverá financiame­nto para a Câmara Municipal de Aveiro, mas também para os privados, que terão acesso a fundos reembolsáv­eis, com duração longa e custos baixos”, diz Ribau Esteves.

Uma “oportunida­de” para a qual todos os contributo­s são bem-vindos, acrescenta o autarca.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal