Jornal de Notícias

Bombeiros intimados a pagar 19 cêntimos

- ANTÓNIO ORLANDO

MARCO DE CANAVESES A Associação Humanitári­a dos Bombeiros Voluntário­s recebeu uma intimação para pagar uma dívida de 19 cêntimos à empresa Gás Natural Fenosa, caso contrário, o assunto segue para tribunal. Os bombeiros, que a negam e exigem um pedido público de desculpas, ameaçam com a rescisão do contrato.

O pedido de liquidação da alegada dívida chegou ao quartel endereçada pela Enerprime. Na carta pode ler-se que o valor apresentad­o diz respeito a uma fatura emitida em junho na qual, do montante geral de 965,73 cêntimos, terá ficado por liquidar 19 cêntimos. O documento refere ainda que, “terminada a fase pré-judicial”, para a qual foi dado “um prazo de sete dias úteis”, e “em caso de não ser feito o pagamento, a cobrança segue “para o processo de contencios­o, através de um escritório de advogados”.

“Logo no próprio dia peguei no telefone e liguei à empresa para dizer que, por um lado, nada devemos e, por outro, os 19 cêntimos não pagam sequer o selo da carta. A resposta que recebi foi de que não tinham nada a ver com isso”, relatou, ao JN, Fernando Nazário, presidente da Direção dos bombeiros.

O responsáve­l diz-se indignado com todo o processo. Desde a reclamação “de algo que não existe para reclamar” até à forma como a instituiçã­o a que preside foi tratada pela empresa. “Nós pagamos, em média, mais de mil euros por mês em gás. Cumprimos sempre e de forma integral e somos confrontad­os com uma espécie de pré-aviso judicial. A situação é ridícula e desrespeit­osa”, considera.

Segundo o JN apurou, o procedimen­to de que os bombeiros se queixam é feito automatica­mente em caso de dívida. A novidade neste caso é, segundo documentaç­ão apresentad­a pelos bombeiros, “de que a dívida não existe”. O JN tentou, sem sucesso, ouvir a empresa em causa.

 ??  ?? Corporação pagou fatura de 965 euros mas empresa diz que faltam uns trocos
Corporação pagou fatura de 965 euros mas empresa diz que faltam uns trocos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal