Jornal de Notícias

Incêndio vitima 27 em discoteca

Roménia Explosão com fogo de artifício terá provocado o acidente quando centenas assistiam a concerto

-

Pelo menos 27 pessoas morreram e mais de 160 ficaram feridas num incêndio que deflagrou, na noite de anteontem, no interior de uma discoteca no centro de Bucareste, na Roménia.

O fogo no “Club Colectiv”, no centro da capital romena, teve início cerca das 23 horas locais (21 horas em Lisboa), numa altura em que algumas centenas de pessoas se encontrava­m no interior do espaço noturno para assistir à promoção do novo álbum do grupo de rock local “Goodbye to Gravity”, acompanhad­o por um espetáculo de luz com efeitos pirotécnic­os.

O incêndio terá sido desencadea­do por uma explosão com fogo de artifício, de acordo com testemunha­s citadas pelos média locais. Segundo o chefe de Estado romeno, Klaus Iohannis, “há indícios” de que as regras de segurança não foram respeitada­s na discoteca. “Nós já temos indícios a mostrar que a regulament­ação legal não foi respeitada”, declarou o presidente.

Os sobreviven­tes falaram do horror que se desenrolou quando o fogo de artifício – utilizado durante o espetáculo da banda de heavy metal – desencadeo­u um incêndio, seguido pelo pânico entre as pessoas que procuravam a saída.

Além das 27 vítimas mortais, há a registar 160 feridos que receberam tratamento em vários hospitais na capital daquele país dos Balcãs, o segundo mais pobre da União Europeia. Alguns dos feridos têm queimadura­s em 70% do corpo, enquanto outros sofreram intoxicaçã­o por monóxido de carbono.

Na sequência da tragédia, o ministro da Saúde, Nicolae Banicioiu, lançou um apelo aos cidadãos de Bucareste, cidade de três milhões de habitantes, para doarem sangue. O Governo declarou três dias de luto nacional e realizou ontem uma reunião do gabinete de emergência. Foi ativado o chamado “alerta vermelho” de emergência civil, devido ao elevado número de vítimas e à mobilizaçã­o de um forte contingent­e de socorro.

Incidentes semelhante­s ocorreram na discoteca Kiss, em Santa Maria, no Brasil, em 2013, que matou 242 pessoas, e na discoteca República Cromañon, em Buenos Aires, em que 192 pessoas perderam a vida em 2004.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal