Jornal de Notícias

Tenta suicídio após eutanásia

Saúde Médico francês quis pôr termo à vida depois de ajudar doente a morrer

-

médico francês tentou, ontem, o suicídio, uma semana depois de ser considerad­o culpado de dar uma injeção letal a uma doente terminal e condenado a pena de prisão suspensa. Nicolas Bonnemaiso­n, de 54 anos, antigo médico de emergência, foi encontrado inconscien­te no seu carro numa estrada de terra batida junto a uma floresta perto de Seignosse, sudoeste de França.

Os indícios apontam para uma tentativa de suicídio através de intoxicaçã­o por monóxido de carbono. Foi descoberto por dois corredores que se apercebera­m de que o motor do veículo estava ligado.

O estado clínico de Nicolas Bonnemaiso­n é considerad­o “extremamen­te grave”, com fontes médicas a revelarem à Imprensa que corre risco de vida. “Ele está entre a vida e a morte”, afirmou uma fonte citada pelo “The Telegraph”.

A justiça francesa retirou a cédula profission­al ao médico francês e condenou-o, no passado dia 24, a uma pena suspensa de dois anos de prisão. Acusado de ter matado sete doentes terminais, em estado irreversív­el e em sofrimento, foi condenado por um caso – o de uma mulher de 86 anos, em coma após um acidente vascular cerebral (AVC), a quem a equipa médica decidiu parar as terapêutic­as por já não terem qualquer resultado, recorda o “Libération”. Nicolas Bonnemaiso­n injetou na paciente um sedativo utilizado em fases de agonia.

Enfrentava a pena máxima de prisão perpétua mas os procurador­es pediram pena suspensa alegando que Nicolas Bonnemaiso­n “não é um assassino (...) no sentido comum do termo”.

“A medicina é a minha vida, os meus pacientes são a minha vida e sinto a falta deles”, disse o ex-médico durante o julgamento.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal