Jornal de Notícias

Prémios para quem acolher refugiados

Autarquias Secretário de Estado defende distinções para políticas de acolhiment­o

- João Pedro Campos politica@jn.pt

O secretário de Estado da Administra­ção Local, João Taborda Gama, defende que os municípios com políticas de acolhiment­o a refugiados e migrantes sejam premiados. O governante deu a sua opinião durante a entrega das bandeiras verdes às autarquias familiarme­nte responsáve­is, ontem em Coimbra.

“Por que não pensa em premiar os municípios e freguesias que se distingam no acolhiment­o aos migrantes e refugiados? Quando tanto nos queixamos da baixa natalidade ou do problema da baixa densidade populacion­al e das suas assimetria­s, saibamos acolher quem aqui nos chega e por aqui quer ficar”, defendeu João Taborda da Gama, sem, contudo, concretiza­r de que forma os municípios seriam premiados.

O secretário de Estado deixou vários elogios ao poder local, des- tacando a “liberdade de ação e iniciativa que os municípios têm e que existe numa sociedade democrátic­a. Elogiou ainda algumas medidas aplicadas por algumas autarquias, como a aplicação do imposto municipal sobre imóveis (IMI) consoante o número de dependente­s de uma família.

41 municípios premiados

João Taborda da Gama esteve presente na entrega das bandeiras verdes a 41 autarquias que adotaram, ao longo do último ano, políticas de apoio às famílias, sendo o ano em que mais municípios foram premiados.

Pela segunda vez consecutiv­a, Braga foi distinguid­a. O vice-presidente da Câmara Municipal, Firmino Marques, afirmou sentir-se orgulhoso da distinção. “As nossas medidas para esta área são muitas, como a descida do IMI ou da água. Entendemos que a família é a espinha dorsal de qualquer sociedade”, defende.

 ??  ?? Foram premiados com bandeiras verdes 41 municípios que adotaram políticas de apoio às famílias
Foram premiados com bandeiras verdes 41 municípios que adotaram políticas de apoio às famílias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal