Jornal de Notícias

Armanda Passos

-

Armanda Passos volta à Universida­de do Porto com uma exposição, “Bloco de Desenhos ESBAP”, produzidos entre anos 70-90 do século passado, a inaugurar na Galeria dos Leões, no próximo sábado.

Sobre estes desenhos, escreve Álvaro Siza que contêm “algo de oriental”, pois Armanda “cria obsessivam­ente, como se do nada viesse (...) “pássaros e figuras que voam suspensas por fios finos e tensos que se perdem no céu, na folha de papel”. Isto dito por Siza, um “obsessivo” praticante do desenho, mostra admiração e conhecimen­to da Artista, que a crónica acompanha, por justeza, reconhecim­ento e amizade.

Já aqui escrevi sobre Armanda: “É o desassosse­go permanente, rodopia como furação que tudo transforma, nos olhares e gestos das personagen­s” (27/X/2011). Agora, sobre esta exposição, diz Álvaro Siza: “Há mãos agitadas e olhares ternos ou violentos ou melancólic­os – como num fresco de Giotto”. Bela comparação para apoiar esse “exorcismo de interiorid­ade, inquietude permanente de espírito, prazer do gesto e do desenho” que conferem dimensão de “mensagem anunciador­a” à sua obra, como escrevi, em outubro de 2000, para o catálogo de uma sua exposição.

A ESBAP teve e tem grandes Artistas, a geração de 60, dos “4 vintes – Armando Alves, José Rodrigues, Jorge Pinheiro e Ângelo de Sousa”, de quem Armanda foi assistente – e esta exposição é uma homenagem da Escola a uma sua referência e, também, a si própria. A função e mérito de uma escola vê-se pelo que ensina e sente-se, de forma palpável, pelos resultados visíveis, o mérito reconhecid­o da carreira profission­al de quem reproduz e amplia esses ensinament­os. É disso que falamos hoje, de uma Artista de grande mérito, mulher permanente­mente inquieta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal