Jornal de Notícias

Câmara ajuda famílias carenciada­s a pagar casas ao banco

- ÍLHAVO SALOMÉ FILIPE

Há famílias do concelho de Ílhavo que estão a ser ajudadas pela Câmara a pagar os empréstimo­s bancários que contraíram para comprar casa. A medida foi introduzid­a, no ano passado, no Fundo de Apoio Municipal a Famílias e Indivíduos Carenciado­s. Até agora, a Autarquia ajudava famílias em dificuldad­es a pagar as rendas das habitações. O ano passado o Fundo apoiou 562 agregados familiares, num total de 70 800 euros.

“A família que tem necessidad­e deve dirigir-se aos serviços e apresentar os documentos que são requeridos. Se preencher os requisitos, é encaminhad­a para uma IPSS, que depois faz a mediação do processo, apesar de o dinheiro ser da Câmara”, explica Paulo Costa, vereador da Ação Social. Assim, a Autarquia pode suportar, temporaria­mente, uma percentage­m do empréstimo bancário, sendo que existem “regras, tanto a nível dos rendimento­s da família como do valor das prestações”, adianta o autarca.

Na mesma altura em que a alteração ao fundo foi introduzid­a, a Câmara também aprovou o Banco de Ajudas Técnicas, que permite a famílias igualmente em dificuldad­e terem acesso a materiais como camas articulada­s, cadeiras de rodas, entre outros. Do fundo de apoio constam, ainda, ajudas para pagar as rendas de casa (que podem ir até 50% do valor), fatura da água (que pode chegar quase aos 100%) ou obras em casa.

De forma a evitar fraudes, vários dados das famílias requerente­s são meticulosa­mente analisados. Além disso, o apoio é prestado por determinad­o período, e, “depois disso, é reavaliado, para ver se a situação de carência continua”, explica Paulo Costa.

 ??  ??
 ??  ?? Autarquia apoiou 562 agregados familiares em 2014
Autarquia apoiou 562 agregados familiares em 2014

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal