Jornal de Notícias

Estreia hoje “Hunger games: A revolta”

Série popular de cinema de aventuras chega ao último capítulo

- João Antunes cultura@ jn.pt

Data de 2008 a edição do livro “The hunger games”, de Suzanne Collins, e o resto já é História – na literatura e no cinema de aventuras. O primeiro livro apresenta-nos o universo distópico de Panem, na América do Norte. O Capitólio exerce o seu poder central sobre os restantes 12 distritos. E todos os anos um rapaz e uma rapariga são escolhidos ao acaso para o concurso televisivo “Os jogos da morte”. E aqui entra a heroína Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence). O sucesso imediato da série de livros, bem como a sua dimensão imensament­e cinematogr­áfica, não podia deixar os estúdios indiferent­es, e “The hunger games: Os jogos da fome” estreia em 2012 – custa 78 milhões de dólares e, em cinco meses de exibição faz, só nos EUA, 400 milhões. Com uma gigantesca máquina de produção, “The hunger games: Em chamas” estreia em 2013 – custou 130 milhões, rendeu 400 milhões. À semelhança do que acontece com os capítulos finais de séries juvenis, o livro “The hunger games: A revolta” foi dividido em dois filmes: em 2014 estreou a “Parte 1” e a “Parte 2” estreia hoje.

Com a escalada da guerra em Panem, com a destruição de outros distritos pelo Capitol, a heroína Katniss organiza um exército para lutar contra o presidente Snow. Ação, fantasia e aventura, num imaginário que evoca temas clássicos e coloca questões sobre o nosso futuro e sobretudo sobre o nosso presente. Jennifer Lawrence lidera a saga até ao fim, à frente de um elenco que inclui as presenças de Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Donald Sutherland, Julianne Moore e o malogrado Philip Seymour Hoffman, na sua derradeira aparição na tela (o ator morreu em 2014).

De uma certa forma, Peter Jackson mostrara que era um bom “negócio” avançar com a adaptação respeitosa de ciclos literários, sobretudo com a sua trilogia “O Senhor dos Anéis”. As sagas “Harry Potter” e “Twilight” beneficiar­am da sua aposta. Com “The hunger games: A revolta – Parte 2”, é um ciclo que, por agora, se encerra. Mas outros, eventualme­nte maiores, seguir-se-ão.

 ??  ??
 ??  ?? Jennifer Lawrence é Katniss Everdeen, a heroína que lidera a revolta contra o presidente Snow
Jennifer Lawrence é Katniss Everdeen, a heroína que lidera a revolta contra o presidente Snow

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal