Jornal de Notícias

GNR alerta para riscos da falta de planeament­o

Emigrantes Operação de boas-vindas na fronteira de Vilar Formoso, ontem atravessad­a por 15 mil carros

- Sandra Ferreira sociedade@jn.pt

Numa operação de boas-vindas aos emigrantes, que este fim de semana regressam de férias a Portugal, a GNR está mobilizada até hoje junto às fronteiras portuguesa­s. A ação serve também para relembrar conselhos de segurança rodoviária.

Ontem, na fronteira de Vilar Formoso, as avarias verificada­s nos carros dos emigrantes eram das maiores preocupaçõ­es da GNR. “Nota-se que há alguma falta de planeament­o das viagens, talvez por causa da pressa que os emi- grantes têm em regressar”, referiu ontem em Vilar Formoso o capitão Óscar Capelo, do Destacamen­to de Trânsito da GNR da Guarda. “Num dos carros avariados, demos conta que, no interior, estava uma criança, debaixo do calor que se tem feito sentir”, relatou o oficial, que levou o menor para dentro de uma viatura da GNR com ar condiciona­do.

A GNR estima que, ao longo do dia de ontem, cerca de 15 mil carros, com famílias de emigrantes, tenham atravessad­o a fronteira de Vilar Formoso.

Assim que os emigrantes dei- xam o território espanhol e, aproveitan­do a lentidão do trânsito, apontam os telemóveis em direção à placa que anuncia: “Portugal”. É também onde tiram selfies. Há quem seja mais emotivo, como recorda Óscar Capelo: “Um emigrante jovem passou a fronteira e saiu do carro. Benzeu-se, ajoelhou-se e depois perguntou-nos: ‘Posso mandar aqui um berro?’” A GNR nada teve a opor.

“O que lhes dizemos é para não se deixarem levar pelas emoções e que não baixem a guarda na condução quando entram em Portugal. A viagem só termina quando chegarem a casa”, adverte o oficial.

“Graças a Deus, já cá estamos”, desabafa Nuno Dias, de 35 anos, natural de Tábua, Oliveira do Hospital, assim que é mandado parar pelo cabo Luís Costa, que lhe entregou um desdobráve­l com conselhos de segurança, no qual se inclui a importânci­a de fazer pausas de duas em duas horas.

Num outro carro, Joana Gonçalves viaja no banco de trás e exibe pela janela a bandeira portuguesa. É a mãe, Maria Alcina, em França há 15 anos, que explica: “Esta bandeira vem sempre. Por causa da saudade do nosso país”.

 ??  ?? Militares estão este fim de semana a dar conselhos de segurança aos condutores
Militares estão este fim de semana a dar conselhos de segurança aos condutores

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal