Jornal de Notícias

Treinador alvo de suspeitas há 20 anos

Humberto Cunha aliciava menores com guloseimas e com passeios

- Alexandre Panda justica@jn.pt

Há muitos anos que existem rumores de que Humberto Cunha, o treinador da equipa de futsal do Grupo Desportivo de Baguim do Monte, em Gondomar, detido pela PJ por suspeitas de pedofilia, tem comportame­ntos estranhos com as crianças. Ao que o JN apurou, já no final dos anos 80, Humberto foi afastado de um clube de Gondomar por atitudes considerad­as impróprias com jovens atletas. No entanto, nunca tinha sido incomodado pela justiça até anteontem. O homem também usava a oferta de guloseimas para ganhar a confiança dos miúdos.

O treinador, de 65 anos, agora detido pela Polícia Judiciária do Porto por suspeitas de ter abusado de quatro rapazes, com idades entre 12 e 15 anos, já foi colocado em prisão preventiva. Algumas histórias do passado de Humberto Cunha começam a vir a público. Uma delas teve a ver com a expulsão de um clube de Gondomar, no qual não era treinador, mas de onde foi afastado por entrar nos balneários dos jovens quando não tinha nenhum motivo para estar.

Também em Baguim do Monte, onde a detenção do treinador foi conhecida logo nas primeiras horas, algumas pessoas dizem agora que o caso não os surpreende­u. “Já se tinham ouvido umas bocas e uns rumores de mau comportame­nto nos outros clubes. Já houve quem falasse em pedofilia. Não estamos surpreendi­dos. Agora é que se vai saber muita coisa”, disseram ao JN conhecidos de Humberto Cunha. De facto, é o que os inspetores do combate aos crimes sexuais da PJ vão agora fazer: tentar analisar o passado do indivíduo e perceber se há matéria criminal, que não tenha prescrito.

Há cerca de quatro anos que estava a treinar uma equipa de iniciados de futsal do Grupo Desportivo de Baguim do Monte, em Gondomar, e terá sido nessa altura que começou a abusar de alguns atletas.

O treinador de futsal também conseguiu ganhar a confiança de vários pais, que chegaram a deixar os filhos saírem com ele para passear em centros comerciais, na zona de Gondomar. Os abusos – nos quais o treinador adotava uma atitude mais passiva, pedindo aos menores que fizessem o que ele queria – terão acontecido em casa do indivíduo, mas também na residência de algumas das crianças, onde Humberto tinha autorizaçã­o para estar a sós com os miúdos.

Ao que apurámos, Humberto Cunha confessou algumas situações, mas enquadrand­o-as num contexto de carinho e amizade.

Percurso do treinador vai ser passado a pente fino

 ??  ?? Humberto Cunha era atualmente treinador de uma equipa de iniciados
Humberto Cunha era atualmente treinador de uma equipa de iniciados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal