Jornal de Notícias

Cegonhas invadem campos de arroz

Figueira da Foz Aves procuram comida e danificam os campos. Produtores estão preocupado­s com prejuízos

- João Pedro Campos locais@jn.pt

Alguns produtores de arroz do Baixo Mondego estão preocupado­s com a danificaçã­o dos seus campos, motivada pela procura de comida por parte de cegonhas e flamingos que têm ninhos em postes de eletricida­de perto dos arrozais. Os donos dos campos não conseguem contabiliz­ar prejuízos, mas asseguram que são elevados. As preocupaçõ­es não são, no entanto, unânimes, havendo localidade­s menos afetadas.

As espécies animais constroem dezenas de ninhos em postes de eletricida­de próximos dos campos e, contam os proprietár­ios ouvidos pelo JN, procuram comida naquela zona, levando, muitas vezes, a que algumas culturas fiquem danificada­s.

Prejuízos não calculados

“São uma praga”, contou ao JN um produtor de arroz daquela região, residente no concelho de Montemor-o-Velho, que preferiu não se identifica­r. Conta que já houve alturas em que teve o seu campo quase totalmente destruído, não conseguind­o, no entanto, contabiliz­ar os prejuízos. “Sei que são bastante elevados”, aponta.

Fernando Soares, outro produtor que cultiva campos na zona da Fi- gueira da Foz, já se deparou várias vezes com os seus arrozais danificado­s. “É uma preocupaçã­o grande que temos aqui. Ao passar pelos nossos campos, elas destroem-nos o arroz”, lamenta. Outras aves como os flamingos ou as garças são frequentes naquela zona, segundo o produtor.

Maior procura ao fim da tarde

A principal ameaça, prossegue, é a das cegonhas, havendo muitos ninhos nas imediações dos campos de arroz. Um desses casos verifica-se na localidade da Borda do Campo, na Figueira da Foz. Nos campos ali existentes, na fronteira com o concelho de Soure é visível a procura de comida por parte desta espécie animal, sobretudo a partir do final da tarde. Dália Duarte, do Conselho de Moradores da Borda do Campo, reconhece a procura de comida por parte da espécie animal, bem como a existência de vários ninhos na zona. No entanto, conta ao JN, não tem conhecimen­to de grandes estragos provocados nos campos da localidade.

As cegonhas são uma espécie animal habitual na zona do Baixo Mondego. Ao longo dos campos que atravessam os concelhos de Montemor-o-Velho, Figueira da Foz e Soure contabiliz­am-se dezenas de ninhos desta espécie protegida.

A principal ameaça é a cegonha, mas também há flamingos e garças

 ??  ??
 ??  ?? Ninhos estão em postes de eletricida­de situados próximo dos campos
Ninhos estão em postes de eletricida­de situados próximo dos campos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal