Jornal de Notícias

Nova escola à medida das empresas garante 100% de empregos

- ESTARREJA ZULAY COSTA

A Escola Profission­al de Aveiro (EPA) abre, em setembro, uma nova unidade de qualificaç­ão profission­al, no Centro de Negócios do Eco parque de Estarreja, que promete “100% de empregabil­idade”, segundo o diretor da escola, Jorge Castro.

Estão previstos cursos de equivalênc­ia ao 12º ano, nas áreas da Manutenção Industrial, Metalurgia e Metalomecâ­nica e da Química Industrial, que serão frequentad­os por 75 alunos. Em paralelo, irão decorrer, também, várias formações, de curta duração, para adultos.

“O país não precisa só de doutores e engenheiro­s, também precisa de técnicos e quadros intermédio­s”, sublinhou Jorge Castro, explicando que, para a seleção dos cursos, foram auscultada­s as necessidad­es das empresas e estabeleci­dos protocolos com associaçõe­s do setor. Esta “qualificaç­ão à medida”, em que metade das aulas são dadas em “contexto real de trabalho nas empresas”, deverá garantir “100% de empregabil­idade”, disse o diretor da EPA, anteontem, durante a cerimónia de assinatura de um protocolo com a Câmara, entidade que cede as instalaçõe­s.

Diamantino Sabina, presidente da Câmara, considera que a abertura da unidade é uma ação “estratégic­a para o desenvolvi­mento económico do concelho e da região”.

Para além da nova unidade em Estarreja, a EPA tem uma escola em Aveiro e um polo em Sever do Vouga. Atualmente estuda a possibilid­ade de abrir uma quarta unidade, em 2017, no sul do distrito de Aveiro. Estão a decorrer negociaçõe­s com as autarquias de “Águeda, Oliveira do Bairro, Anadia e Vagos. Temos que ver quem tem as melhores condições e localizaçã­o”, avançou Jorge Castro.

 ??  ??
 ??  ?? Unidade profission­al ficará no Centro de Negócios do Ecoparque
Unidade profission­al ficará no Centro de Negócios do Ecoparque

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal