Jornal de Notícias

Argelinos invadiram pista do aeroporto

- Nuno Miguel Maia nunomm@jn.pt

Quatro cidadãos de nacionalid­ade argelina foram ontem detidos pela PSP por invadirem uma pista do aeroporto de Lisboa, ao início da noite. A situação gerou pânico e impediu a aterragem de vários aviões, obrigando a desvios para os aeroportos do Porto e de Faro.

Ao que soube o JN, tudo terá começado após a chegada de um voo da TAP provenient­e de Argel, pelas 19.55 horas. Os indivíduos saíram do avião e entraram no autocarro que conduz os passageiro­s até à zona de recolha de bagagens e controlo de passaporte­s. Mas quando chegaram a esta zona de entrada do edifício do aeroporto, fugiram para a zona da pista – zona de acesso proibido.

Esta situação anómala obrigou os agentes da PSP do aeroporto a intervirem. Encetaram uma perseguiçã­o aos argelinos e acabaram por detê-los. Os motivos deste incidente ainda estavam por esclarecer cabalmente à hora de fecho desta edição.

Contudo, ao JN foi dito que poderá tratar-se de um caso de imigração ilegal, já que o incidente e a fuga dos cidadãos argelinos aconteceu antes do momento em que teriam de mostrar os seus passaporte­s no Serviço de Estrangeir­os e Fronteiras. Até à hora de fecho desta edição, não havia qualquer indicação de ligações dos argelinos detidos a grupos terrorista­s.

Um dos indivíduos ficou ferido na sequência do incidente, o que obrigou as autoridade­s a proporcion­ar-lhe assistênci­a hospitalar, confirmou o subcomissá­rio Hugo Abreu, da PSP, numa curta declaração no aeroporto. A PSP remete mais explicaçõe­s para segunda-feira, dizendo que ainda está a apurar as motivações dos indivíduos.

Este episódio obrigou o aeroporto de Lisboa a encerrar as pistas de aterragem durante 34 minutos. Alguns voos tiveram de ser desviados para Faro e Porto, disse à Lusa o porta-voz da ANA-Aeroportos de Portugal, Rui Oliveira.

“As operações estiveram encerradas durante 34 minutos e alguns voos foram divergidos para Faro e para o Porto”, afirmou. Por sua vez, André Serpa Soares, porta-voz da TAP, confirmou ao JN o desvio de voos da companhia.

De acordo com um passageiro de um dos voos desviados para o Porto, o comandante comunicou aos passageiro­s que não ia aterrar em Lisboa “por se encontrare­m na pista pessoas não identifica­das que obrigaram a suspender o movimento dos aviões”.

Depois de abastecer e já no regresso a Lisboa, o comandante voltou a transmitir a mesma informação aos passageiro­s.

Aeroporto encerrado 34 minutos. Aviões foram desviados para Porto e Faro Respeitar refugiados

 ??  ?? PSP teve de intervir quando os cidadãos argelinos invadiram a pista do aeroporto de Lisboa
PSP teve de intervir quando os cidadãos argelinos invadiram a pista do aeroporto de Lisboa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal