Jornal de Notícias

Este ano abrem 40 novos hotéis e onze remodelado­s

Hotelaria Porto e Norte correspond­em a uma fatia de 27,5% das aberturas. Só na Invicta surgem seis

- Ana Margarida Pinheiro ana.pinheiro@dinheirovi­vo.pt

A confiança dos empresário­s do turismo fechou o ano num dos níveis mais elevados de sempre. Impulsiona­dos pela forte procura externa e pela maior promoção de Portugal lá fora, os hoteleiros têm apostado na remodelaçã­o de unidades já existentes, mas também na abertura de novos espaços. Em 2015, surgiram 40 novos hotéis; este ano, serão outros 40. Além disso, contam-se 11 remodelaçõ­es e reabertura­s, mostram dados da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP).

“O ano de 2017 é promissor. A expectativ­a da AHP é que seja ainda melhor do que 2016, ao nível dos indicadore­s da hotelaria. Temos vindo a assistir a uma recuperaçã­o do setor do Turismo nos últimos anos e isso gera confiança por parte dos investidor­es”, justifica Cristina Siza Vieira, presidente executiva da associação que, periodicam­ente, faz uma leitura do andamento do setor.

Em 2017, as regiões de Lisboa e do Porto serão as mais ativas. Sozinha, a área metropolit­ana de Lisboa representa 45% do total dos novos hotéis previstos para 2017 – a cidade de Lisboa responde por 15. Por sua vez, o Porto e Norte correspond­em a uma fatia de 27,5% das novas aberturas; só na cidade Invicta nascem outras seis.

Algumas começam a abrir portas ainda na primeira metade do ano. É o caso do Monumental Palace Hotel, no Porto, que está a cargo da Douro Azul, de Mário Ferreira. O hotel de cinco estrelas é previsto ainda para esta primavera. Também no Porto é aguardado o Vila Galé Porto Ribeira, que abre em meados de 2017, no Cais das Pedras. Um pouco mais a Norte, em Viana do Castelo, nasce o FeelViana, em Cabedelo, que deverá abrir portas em abril.

Na capital, e também para breve, está a abertura do novo hotel Tryp no Aeroporto de Lisboa, e a reabertura, com novo nome, do antigo Ever Caparica, que já estava sob a gestão do grupo Hoti e que reabre também na primavera, com a assinatura da Meliá. Na

O setor admite poder atingir uma centena de novos hotéis dentro de três anos

Avenida Almirante Reis, em Lisboa, e num edifício Prémio Valmor surgiu também o quatro estrelas Hotel 1908.

Sem detalhar projetos, a AHP conta seis novas unidades no Centro do país; uma no Alentejo e três no Algarve. Quanto a remodelaçõ­es, para já, são três a Norte; duas no Centro; duas na região de Lisboa, uma no Alentejo e três no Algarve. Sozinha, a cidade do Porto terá uma unidade em obras e Lisboa terá duas, que abrem este ano.

 ??  ?? Monumental Palace Hotel, no Porto, deverá abrir durante o primeiro semestre do ano
Monumental Palace Hotel, no Porto, deverá abrir durante o primeiro semestre do ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal