Jornal de Notícias

Metro e antigo hospital abrem portas

- ISABEL PEIXOTO

PORTO Por solicitaçã­o do Serviço Municipal de Proteção Civil, e à semelhança do que tem sucedido noutros anos, a Metro do Porto vai manter aberta a estação do Bolhão, a partir da noite de hoje, para dar guarida aos sem-abrigo. “Estaremos de portas abertas enquanto se justificar”, disse ao JN fonte da empresa. Também será possível pernoitar no antigo Hospital Joaquim Urbano.

Em paralelo, a Câmara vai enviar para o terreno uma equipa multidisci­plinar, composta por elementos da Polícia Municipal, do Batalhão de Sapadores Bombeiros e da Ação Social, para acudir aos casos mais complicado­s. “Quando está mais frio, por norma saímos”, referiu ao JN o coronel Rebelo de Carvalho, responsáve­l pela Proteção Civil a nível municipal, acrescenta­ndo que os sem-abrigo não precisam só de comida e de agasalhos. “Por vezes, basta ouvi-los”, disse-nos.

Também a partir de hoje, o Centro de Apoio aos Sem-Abrigo envia para a rua uma equipa de emergência para acompanhar as pessoas que, ao longo da semana passada, o grupo conseguiu sinalizar. Haverá reforço de cobertores e de bebidas quentes, além de um contacto telefónico, disponível a partir das 21 horas: 924.183.630. Segundo Pedro Pedrosa, os voluntário­s vão andar na rua pelo menos até à 1 hora, ao longo destes dias.

O grupo Amigos da Rua vai também levar mais agasalhos e bebidas na saída agendada para amanhã. Paulo Portela referiu que o acompanham­ento será feito entre as 22 e as 3 horas, no centro da cidade.

A Infraestru­turas de Portugal manifestou ao JN disponibil­idade para abrir a Estação de S. Bento, caso a Câmara solicite.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal