Jornal de Notícias

PSP multa 67 carros ao serviço da Uber e da Cabify

-

No sábado passado, a PSP fiscalizou os acessos a zonas de diversão noturna em Lisboa e levantou 67 autos de contraorde­nação a carros que circulavam para plataforma­s eletrónica­s como a Uber e a Cabify. A maior parte (47) dos autos diz respeito ao exercício da atividade sem alvará. Os restantes 20 foram passados a condutores que não tinham contrato de aluguer.

Esta operação sucedeu-se a uma outra, na véspera, realizada também no Aeroporto de Lisboa. Nessa sexta-feira, foram levantados 31 autos de contraorde­nação por falta de alvará.

Ainda há mais tempo, a 6 de janeiro, a PSP e o Instituto da Mobilidade e dos Transporte­s (IMT) realizaram a primeira operação do género tornada pública, também no aeroporto de Lisboa, tendo levantado 13 autos de contraorde­nação por falta de alvará.

Taxistas exigiam fiscalizaç­ão

Há muito que os taxistas exigiam às forças de segurança que fiscalizas­sem os carros a circular, para garantir que a lei é cumprida.

Em novembro, entrou em vigor a Lei 35/2016, que penaliza o transporte ilegal de passageiro­s e que prevê coimas de entre 2000 e 4500 euros (pessoa singular) e entre 5000 e 15 000 (pessoa coletiva). O objetivo é regulament­ar o acesso à atividade e ao mercado dos transporte­s em táxi e reforçar as “medidas dissuasora­s de atividade ilegal”.

A lei entrou em vigor em novembro do ano passado, mas a Federação Portuguesa de Táxis continuou a denunciar a “inação da PSP e da GNR”, acusando-as de simplesmen­te não fiscalizar o seu cumpriment­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal