Jornal de Notícias

Esquerda quer menos testes com animais

- C.S.L.

Os partidos da Esquerda, com exceção do PS, querem pôr o Parlamento a discutir a redução do uso de animais em projetos de investigaç­ão científica. O PAN e o BE propõem que parte do financiame­nto da Fundação para a Ciência e Tecnologia seja reservado para projetos sem experiment­ação animal, criando um mecanismo de discrimina­ção positiva. Já o PCP defende a criabloqui­stas ção de uma rede de alojamento­s e de tratamento­s para as cobaias, de modo a “minimizar o sofrimento” vivido pelos animais.

Tanto Os Verdes como os comunistas recomendam ao Governo, em projetos de resolução, que reforce os meios técnicos e humanos da Direção-Geral de Alimentaçã­o e Veterinári­a (DGAV), para que possa fiscalizar as experiênci­as científica­s com animais. Os sugerem, também, que a DGAV desenhe uma “escala objetiva de dor, sofrimento e angústia dos animais”, que sirva de baliza na apreciação dos projetos científico­s pelos comités de ética, sobretudo no nível expectável de sofrimento das cobaias.

O deputado André Silva, do PAN, defende regras mais apertadas para quem fizer testes em animais, acabando com deferiment­os tácitos dos projetos, instituind­o pareceres obrigatóri­os e vinculativ­os da DGAV e dos comités de ética (que passam a integrar veterinári­os e especialis­tas externos) e obrigando à filmagem das intervençõ­es sobre os animais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal