Jornal de Notícias

Abalroa carros e foge à GNR entre “chuva” de tiros

Um dos guardas que tentaram capturar suspeito de furtos ficou ferido. Cadastrado já tinha batido em viaturas dos militares noutras fugas. Lançada caça ao homem

- Roberto Bessa Moreira justica@jn.pt

Viveram-se momentos de grande tensão, ontem de manhã, no parque de estacionam­ento da estação de caminhos de ferro de Recarei-Sobreira, em Paredes. Um cadastrado tentou atropelar quatro militares da GNR, abalroou três carros, um dos quais pertencent­e à Guarda, e fugiu entre os disparos efetuados pelos guardas para os pneus da viatura que conduzia. Do confronto resultaram ferimentos ligeiro num GNR.

A cena de tiros ocorreu a cerca de 150 metros da entrada da Escola EB 2,3 da Sobreira, frequentad­a por centenas de alunos do 5.º ao 9.º ano de escolarida­de.

Até ao fecho desta edição, o fugitivo continuava em paradeiro desconheci­do.

Dormia no carro

Passavam poucos minutos das 11 horas, quando uma patrulha do posto de Paredes da GNR e dois elementos do Núcleo de Investi- gação Criminal (NIC) da GNR de Penafiel localizara­m um homem, referencia­do por furtos e tráfico de droga, a dormir no interior de um carro, estacionad­o no parque de apoio à estação de comboios de Recarei-Sobreira.

Conhecendo o longo historial do indivíduo – já condenado por vários crimes e protagonis­ta de várias fugas alucinante­s à GNR –, os militares pararam o jipe e uma viatura descarater­izada atrás do BMW onde ele dormia. Em seguida, ladearam o carro, mas quando o cadastrado, residente em Vilela, Paredes, se apercebeu da presença da GNR, ligou o motor do automóvel e, de imediato, abalroou, com a traseira, o carro do NIC que impedia a saída. A manobra quase que colheu os guardas.

Depois, e sempre em marchaatrá­s, conduziu o BMW a grande velocidade até à saída do parque de estacionam­ento. Pelo caminho, foi perseguido pelos guardas, que ainda disparam várias vezes em direção aos pneus do BMW para travar a fuga. Mas nem depois de bater em dois carros estacionad­os no parque o fugitivo se rendeu, conseguind­o fugir.

Foi, então, montada uma caça ao homem, mas os esforços de várias patrulhas não permitiram deter o indivíduo que, em perseguiçõ­es anteriores, já tinha abalroado viaturas da GNR. Usou sempre o mesmo BMW com matrícula estrangeir­a.

Se este automóvel estiver coberto pelo seguro, os estragos nos carros abalroados serão cobertos pela companhia. Se não estiver, os lesados terão de recorrer ao Gabinete Português da Carta Verde, que garante os direitos de todas as vítimas de acidentes em Portugal, mas da responsabi­lidade de clientes de seguradora­s estrangeir­as.

Cena de tiros para tentar travar suspeito ocorreu a poucos metros de uma escola

 ??  ?? GNR surpreende­u suspeito a dormir no carro junto à estação da CP de Recarei. De repente, ele arrancou, abalroou a viatura da Guarda e mais dois veículos
GNR surpreende­u suspeito a dormir no carro junto à estação da CP de Recarei. De repente, ele arrancou, abalroou a viatura da Guarda e mais dois veículos
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal