Jornal de Notícias

“Renúncia apanhou todos de surpresa”

Oliveira de Azeméis Isidro Figueiredo já é presidente

- Catarina Silva locais@jn.pt

A menos de um ano da conclusão do mandato, Isidro Figueiredo, do PSD, foi chamado a ocupar a cadeira da Presidênci­a da Autarquia em Oliveira de Azeméis. A demissão de Hermínio Loureiro. no cargo há sete anos, apanhou o concelho de surpresa. Agora, o novo presidente quer cumprir o programa.

Foi na última sexta-feira de 2016, dia 30 de dezembro, por volta das 12.40 horas, que Isidro Figueiredo soube da renúncia ao mandato de Hermínio Loureiro que alegou “que é muitas vezes mais importante saber sair da cena política, do que a ela se apresentar”. Com essa renúncia, o ex-autarca deixou de ser líder do Conselho Metropolit­ano do Porto, de estar na Comissão Executiva do Turismo do Porto e Norte de Portugal e no Conselho Geral da Associação Nacional de Municípios Portuguese­s.

“Foi com surpresa que todos, sem exceção, tomamos conhecimen­to da decisão”, adiantou ao JN o novo presidente que garantiu que, “ao estar na lista como núme- ro dois, sabia que isto podia acontecer”.

Mas foi já em 2017 que o até então vereador da Educação se instalou no seu novo gabinete, para se inteirar de todos os dossiês. Isto porque Hermínio levara vários dias a arrumar em caixas os anos de comando dos destinos do município.

A prioridade depois de tomar posse, conta Isidro Figueiredo, foi reunir com os restan- tes vereadores e fazer ajustament­os nos pelouros.

Mantém pelouro da Educação Curiosamen­te, o seu primeiro ato oficial enquanto presidente foi na área da educação, pelouro do qual não abdica. Tratou-se da apresentaç­ão pública do Orçamento Participat­ivo das Escolas, realizado a dia 4 deste mês. “Foi algo simbólico, até porque é o primeiro Orçamento que acontece em Oliveira de Azeméis. É o pontapé de saída”, comentou o autarca, recorrendo à linguagem desportiva que, confessa, não domina tão bem como o seu antecessor. Até às eleições, afirma estar preparado. “Sobretudo porque um cargo autárquico não me é estranho, tenho já mais de sete anos de exercício”. E acrescento­u: “Mais importante que os protagonis­tas é o projeto que temos. O programa apresentad­o pelo PSD em 2013 está a ser desenvolvi­do e quero continuar a concretiza­r os grandes objetivos traçados para este mandato”.

 ??  ?? Isidro garante que está preparado para suceder a Hermínio até às eleições
Isidro garante que está preparado para suceder a Hermínio até às eleições

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal