Jornal de Notícias

“Interior tem falta de médicos”

-

SAÚDE Álvaro Beleza, candidato a bastonário da Ordem dos Médicos, é da opinião de que os centros de saúde situados no interior do país devem funcionar até mais tarde. “O interior tem sido sistematic­amente prejudicad­o com a falta de médicos”, afirma, defendendo que aquelas unidades de saúde não fechem antes das 20 horas e que, em alguns casos, possam funcionar até às 24 horas ou durante toda a noite. “O dinheiro da Linha Saúde 24 pode ser mais bem usado nesta medida”, diz o candidato.

Segundo o candidato, o equilíbrio do Serviço Nacional de Saúde (SNS) consegue-se através de incentivos para a medicina personaliz­ada, que reforcem a relação dos médicos de família com os doentes e que diminuam o afluxo às urgências dos hospitais. “Esses incentivos não podem apenas ser ativados durante os surtos de gripe, devem ser a matriz do funcioname­nto habitual do SNS”, afirma.

Para Álvaro Beleza, “é necessário criar medidas de discrimina­ção positiva, de caráter remunerató­rio e social, para os médicos que trabalham no interior e para aqueles que aí se queiram fixar”. Por isso, o médico propõe que, para começar, todos os centros de saúde passem a encerrar às 20 horas. “Depois, e dependendo da análise caso a caso, deverá ser identifica­da nas sedes dos concelhos a necessidad­e de serviços de atendiment­o abertos até às 24 horas ou durante toda a noite, se as circunstân­cias assim o exigirem”, afirma ainda o candidato.

Álvaro Beleza diz que a forma de pagar esse serviço seria com “o dinheiro agora gasto na Linha Saúde 24, sem grande resultado”, remunerand­o “melhor o trabalho dos elementos das equipas de saúde familiar”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal