Jornal de Notícias

Condenado por tentar matar vizinho à sacholada

- ALEXANDRE PANDA

Um reformado por invalidez, de 53 anos, foi condenado pelo Tribunal de Penafiel a quatro anos de pena suspensa por ter tentado matar um vizinho à sacholada por causa de uma questão de água de rega de um terreno agrícola. Um cunhado do reformado, de 40 anos, que, na mesma contenda, agrediu o filho da vítima, foi sentenciad­o com uma pena de multa de 1540 euros.

O caso ocorreu em junho de 2012, em Milhundos, quando José Cunha agrediu Avelino Barbosa com uma sachola na cabeça, provocando-lhe um profundo corte.

O Tribunal de Penafiel deu como provado que os dois homens mantinham uma disputa antiga, motivada pelo desvio da água que atravessa o caminho de acesso ao terreno de Avelino Barbosa. A vítima avistou o agressor junto do seu terreno e foi tirar satisfaçõe­s sobre a sua presença no local, próximo do rego da água, com o cunhado, António Ferraz. Agressores fugiram Avelino, que estava com o filho, foi agredido e quando este tentou socorrer o pai também sofreu agressões por parte do cunhado do principal arguido. De seguida, colocaram-se em fuga e as vítimas tiveram de ser assistidas no Hospital de Penafiel e no de S. João, no Porto. O tribunal entendeu que José Cunha praticou um crime de homicídio tentado e suspendeu a pena de prisão à condição deste pagar uma indemnizaç­ão de 5000 euros a Adelino Barbosa, no prazo de quatro anos. O outro arguido também deverá pagar uma indemnizaç­ão de 2500 euros ao filho de Adelino.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal