Jornal de Notícias

Cinco mil exigem apoio para idosos

- A.T.M.

A falta de camas para cuidados continuado­s está a obrigar muitos doentes da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde a ficarem internados a centenas de quilómetro­s de casa. Em protesto contra a situação será, hoje, entregue uma petição com cinco mil assinatura­s na Assembleia da República. O tema terá que ser, agora, agendado para discussão.

O objetivo da petição, afirmase no documento a que o JN teve acesso, é “acabar com a forma desumana e insensível” como são tratados os idosos dos dois concelhos, quando, em Vila do Conde, há um hospital privado – o Hospital Senhor do Bonfim (HSB) – “capaz de disponibil­izar os cuidados de saúde de última geração”.

A petição recorda que há pessoas a serem colocadas a mais de 200 quilómetro­s de casa, acarretand­o custos muito elevados para as famílias e dificuldad­es acrescidas para visitas, e lembra que o próprio presidente do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde, José Cardoso, reconheceu, há pouco mais de um ano, que enviava cerca de 700 utentes por mês para fora da cidade por falta de condições e de camas.

O grupo de signatário­s lembra que os HSB têm 500 camas disponívei­s e aguardam apenas os acordos com o Serviço Nacional de Saúde (SNS), alguns deles – como é o caso da psiquiatri­a – há muito prometidos pelo ex-primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho. O hospital privado foi inaugurado há quase três anos, num investimen­to de 95 milhões de euros. Deveria empregar 865 pessoas. Nunca chegou às 300. Reclama mais protocolos com o SNS, que o Estado se vem recusando a celebrar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal