Jornal de Notícias

Envio de bombardeir­os dos EUA é “provocação”

- COREIA DO NORTE

A imprensa oficial norte-coreana classifico­u, ontem, de “provocação” o envio de dois bombardeir­os norte-americanos para a península coreana para fazer exercícios e advertiu que estas manobras “podem causar uma guerra nuclear”.

Pyongyang reagiu assim ao envio, anteontem, de dois bombardeir­os estratégic­os B-1B dos Estados Unidos, os quais levaram a cabo simulacros de ataques de precisão no território sul-coreano em conjunto com caças deste país, como sinal de advertênci­a ao regime norte-coreano pelo seu teste com um míssil balístico interconti­nental.

“Os Estados Unidos afirmam que vão enviar de forma regular bombardeir­os estratégic­os para a península da Coreia, um ato tão disparatad­o como voltar a atear fogo em cima de um depósito de munições”, escreveu o “Rodong Sinmun”, o principal jornal nortecorea­no.

“Um simples erro ou mal entendido pode conduzir à eclosão de uma guerra nuclear e, por sua vez, isto levaria, sem dúvida, a uma nova Guerra Mundial”, acrescento­u o diário oficial do Partido dos Trabalhado­res.

O artigo também justifica como “legítimas medidas de defesa” os testes de armamento norte-coreano, perante as “crescentes ameaças de guerra nuclear” contra Pyongyang por parte de Washington.

Manobras são “resposta” As manobras aéreas realizadas por Washington e Seul constituem “uma firme resposta à série de lançamento­s de mísseis balísticos por parte da Coreia do Norte”, disse um porta-voz das forças sul-coreanas.

A Coreia do Norte lançou, na passada terça-feira, o seu primeiro míssil balístico interconti­nental (ICBM). Designado “Hwasong14”, o míssil alcançou uma altitude máxima de 2.802 quilómetro­s e percorreu 933 quilómetro­s em 39 minutos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal