Jornal de Notícias

Hotéis agitam mercado da arte

Unidades investem em obras de autores portuguese­s para decorar espaços comuns e quartos

- Ana Vitória anavito@jn.pt

TENDÊNCIA

Os hotéis de luxo e os alojamento­s locais de charme estão a agitar o mercado de arte em Portugal. O incremento turístico aumentou o patamar de exigência e as unidades hoteleiras são atualmente quem mais adquire obras de arte – pintura, escultura e instalaçõe­s – e recruta artistas nacionais para diferencia­r os espaços.

Há hotéis que apostam mesmo na abertura de galerias no interior, sendo alguns já detentores de importante­s acervos de arte portuguesa. Os artistas pláticos confirmam a nova moda ao JN. As galerias, por enquanto, ficam à margem da tendência.

TURISMO SUBIU A EXIGÊNCIA

“Nunca tive tanto trabalho como agora”, reconhece Jorge Curval, um dos artistas plásticos ouvidos pelo JN. Com atelier em Vila do Conde e mais de 25 anos de carreira, Curval tem em mãos várias encomendas para a decoração de hotéis que estão a abrir no Porto.

“Os estrangeir­os que compram casa em Portugal não investem em arte. Os que o fazem representa­m um nicho pouco expressivo em termos de dinamismo de mercado.” O que está a acontecer, ressalva, é um fenómeno diferente mas interessan­te: “o fluxo de turismo, sobretudo daquele turismo que procura qualidade e gosta de ficar instalado em bons hotéis, tem obrigado à remodelaçã­o desses espaços ou mesmo à sua requalific­ação. Os estrangeir­os endinheira­dos querem ficar bem instalados. Essa exigência levou os hotéis de charme a reposicina­rem-se, investindo nos artistas nacionais e, portanto, dinamizand­o o mercado da arte”.

Também o escultor Paulo Neves admite que, nos últimos tempos, o seu trabalho tem sido mais requisitad­o. “Nota-se a vontade de investir em obras de artistas portuguese­s para a decoração de hotéis. Tenho recebido várias encomendas. Trabalho com o grupo Sana e tenho trabalhos meus no Hotel Carris, no Porto, e no Hotel Monverde, em Amarante.”

QUARTOS DEDICADOS À ARTE

Outro exemplo apontado é o novo “Torel Avant Gard”, na Rua da Restauraçã­o, no Porto, cujos quartos são temáticos e dedicados a figuras da arte. De resto, essa é a a carta de apresentaç­ão do hotel boutique de cinco estrelas: “viver arte, tocar arte, e sentir o coração e a paixão do artista.”

“Trabalhamo­s com quatro artistas do Porto para concretiza­r a nossa visão de um hotel verdadeira­mente português, centrado na arte”, explica ao JN Ingrid Koeck, responsáve­l pela unidade de luxo. Nesse sentido, cada peça de arte é parte inerente do design do hotel. Exemplos: Paulo Neves criou a porta de entrada e a receção; Jorge Curval concebeu peças de arte inspiradas nos artistas que dão nome aos 47 quartos, assim como as estátuas do jardim; Daniel Eime grafitou a parede da receção que retrata os típicos barcos rabelos; Frederico Draw projetou a parede de entrada do restaurant­e “Digby”, numa obra que celebra o vinho.

“O investimen­to em arte no Torel represento­u 20% do investimen­to total realizado na decoração do hotel”, acrescenta a mesma responsáve­l. “Se algum cliente estiver interessad­o na arte que está exposta nos espaços do hotel, teremos todo o gosto em fazer a ligação com o respetivo artista”, como assegura Ingrid Koeck.

Jorge Curval

Pintor “Nunca tive tanto trabalho como agora. Os hotéis de charme estão a dinamizar o mercado da arte.” Paulo Neves

Escultor “Nota-se uma certa vontade de investir em obras de artistas portuguese­s para a decoração de hotéis.” Raul Ribeiro Ferreira

Presidente ADHP “Cada vez mais, o setor hoteleiro está a investir em arte para valorizar a sua oferta.”

 ??  ?? O “Torel Avant Gard”, no Porto, trabalha com quatro artistas da cidade, entre os quais Jorge Curval
O “Torel Avant Gard”, no Porto, trabalha com quatro artistas da cidade, entre os quais Jorge Curval
 ??  ?? Obra de Jorge Curval, no Hotel Torel, no Porto
Obra de Jorge Curval, no Hotel Torel, no Porto
 ??  ??
 ??  ?? Instalação de Paulo Neves no Hotel Monverde
Instalação de Paulo Neves no Hotel Monverde
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal