Jornal de Notícias

Governo e ANMP tentam fechar descentral­ização

Maratona negocial decorre hoje para consensual­izar a Lei das Finanças Locais e diplomas setoriais. Só há 9 fechados

- Carla Sofia Luz carlaluz@jn.pt

O Governo e a Associação Nacional de Municípios (ANMP) reúnem-se, às 18 horas de hoje em Lisboa, para tentar fechar a descentral­ização. A maratona negocial decorrerá pela noite dentro na busca de um consenso sobre a alteração à Lei das Finanças Locais

POLÍTICA

sobre os diplomas setoriais. Para o dia seguinte, já foi convocada uma reunião extraordin­ária do Conselho Diretivo da associação.

Só nove diplomas setoriais estão consensual­izados, embora o Executivo PS considere encerradas as propostas da cultura, da transferên­cia de competênci­as para as freguesias, das áreas protegidas e da saúde animal e segurança alimentar. Não há acordo em áreas, como a saúde e a educação.

O objetivo do encontro entre a ANMP, presidida por Manuel Machado, e vários membros do Governo é acertar os detalhes em cada área a transferir e encontrar uma redação para a Lei das Finanças Locais, que mereça a concordânc­ia dos autarcas. O objetivo é aprovar o pacote legislativ­o da descentral­ização no Parlamento ainda nesta sessão legislativ­a, ou seja, até dia 18.

É uma última tentativa para concluir o processo negocial que decorre há mais de um ano. As propostas que saírem desta reunião deverão ser assumidas pelo grupo parlamenta­r do PS (e viabilizad­as pelo PSD), que procurará introduzir mudanças aos textos da lei-quadro da descentral­ização e à proposta de lei do Governo de Finanças Locais. Ambas em discussão na Assembleia da República. As principais objeções da ANMP à proposta de lei das Finanças Locais são o corte nas transferên­cia para os autarcas até 2021 e as restrições à receita do IVA e à isenção de IMI sobre os imóveis do Estado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal