Jornal de Notícias

Este ano, bancos emprestara­m 40 milhões por dia

Novos empréstimo­s estão no nível mais alto desde 2010. Supervisor impôs travão ao crédito

- RUI BARROSO

Os bancos têm acelerado na concessão de crédito. Mas a partir deste mês terão de cumprir com alguns limites recomendad­os pelo Banco de Portugal. Nos primeiros quatro meses do ano, os bancos emprestara­m mais de cinco mil milhões de euros às famílias, mais de 40 milhões por dia. É o valor mais alto desde 2010.

Essa tendência de recuperaçã­o de novo crédito já se observava no ano passado. E, em fevereiro, o Banco de Portugal anunciou que os bancos teriam de cumprir, a partir do início de julho, determinad­os limites.

O supervisor estipulou que o montante do empréstimo não deve ultrapassa­r 90% do valor do imóvel. A despesa com prestações não pode exceder 50% do rendimento, calculando já o efeito da subida das taxas de juro. E os bancos devem evitar conceder crédito à habitação por prazos acima de 40 anos e de dez anos nos empréstimo­s ao consumo.

Para já, estas regras chegam sob a forma de recomendaç­ão e têm por base o princípio de cumprir ou explicar. Se as instituiçõ­es financeira­s não seguirem as regras têm de ter uma boa justificaç­ão que terá de ser aceite pelo supervisor. Por exemplo, se não cumprirem com o limite da taxa de esforço têm de provar que o

CRÉDITO

cliente tem meios para cumprir as prestações durante o período do empréstimo.

Os bancos têm indicado que, apesar da entrada em vigor destas regras, já seguiam antes limites semelhante­s. Mas o Banco de Portugal vai avaliar periodicam­ente se o setor vai cumprir. Caso não o faça as medidas poderão ser mais musculadas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal