Jornal de Notícias

Mariana Marrana

- Alfredo Teixeira locais@jn.pt PORTO Porto

A idade mínima para participar é 18 anos. A máxima é o espírito de aventura e estar bem de saúde. 113 pessoas participar­am, ontem de manhã, na 15ª Edição do Porto a Subir, da Ribeira até à Sé, uma prova em contrarrel­ógio onde o objetivo é subir duas das mais emblemátic­as escadas do Centro Histórico, Guindais e Codeçal, no menor tempo possível.

“É preciso ter pernas! Mas é uma prova diferente porque trata-se de subir escadas num percurso histórico, junto à Muralha Fernandina, à Ponte Luís I e ao Rio Douro”, refere Daniel Fonseca, da Runporto que organizou o evento. As escadas dos Guindais e do Codeçal fazem a ligação entre a zona ribeirinha e a parte alta da cidade, nas imediações da Batalha. A partida foi dada junto à ponte e as provas são feitas em separado, cada uma na sua escada.

Na primeira subida, a do Codeçal (209 degraus), os atletas “ainda estavam frescos” e não houve desistênci­as. A vitória masculina pertenceu a Adrião Rodrigues e Rosa Madureira venceu nos femininos. Na prova dos Guindais (290 degraus) três atletas não chegaram ao fim. Tomás Baptista e Alison Hooper foram os vencedores.

De referir que do total de participan­tes, 68% foram homens e 32% mulheres. O atleta masculino mais experiente foi Reinaldo Martins, de 68 anos. Maria Borges, de 62 anos, foi a mais experiente das mulheres. Na subida do Codeçal ficou em 30.º lugar. “Sou do Porto e vim de Paris para participar pela terceira vez. Gosto, porque é uma prova diferente”

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal