Jornal de Notícias

Câmara dá 120 mil euros para projetos de jovens

Combater a solidão dos idosos entre as propostas vencedoras

- FERNANDA PINTO

São 12 os projetos que este ano vão ser implementa­dos no âmbito do Orçamento Participat­ivo Jovem (OPJ) de Valongo, com a Autarquia a disponibil­izar 120 mil euros para esse fim. Os vencedores foram conhecidos numa gala realizada, anteontem, no Fórum Cultural de Ermesinde.

A grande novidade foi a criação da categoria gerações, que pretende fomentar uma dinâmica que envolva os mais jovens e os seniores da população, levando-os a comunicar e a interagir em prol do bem-estar da comunidade.

Neste âmbito, o projeto Alegria e Companhia, que visa organizar atividades para combater a solidão dos idosos, ideia de dois irmãos de Alfena, foi o mais votado.

Já na categoria extraescol­ar venceu o projeto (ME) Mais Emprego que promete ajudar ao desenvolvi­mento pessoal e à gestão de carreiras para potenciar o emprego. Enquanto na categoria escolar ganhou a proposta de implementa­r um parque infantil na Escola Básica de Morais, em Campo.

VALONGO

MAIS CANDIDATUR­AS

“Há muitas ideias que não sendo vencedoras são tidas em consideraç­ão na ação da Câmara. Este OPJ tem sido uma inspiração para outros municípios e temos uma taxa de concretiza­ção dos projetos de 100%”, referiu José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara de Valongo, que promete manter a iniciativa.

Este ano, o Município recebeu 105 candidatur­as (um aumento em relação à edição anterior que recebeu 61), chegando a votação 35. Os vencedores foram definidos com 13 050 votos.

Implementa­do desde 2014, o OPJ visa o envolvimen­to dos jovens na comunidade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal